Pesquisar

O Centro de Documentação teve a primeira organização dos Arquivos Históricos com o objetivo de manter resguardado o acervo da EEAN, cuja solicitação das informações já existiam há muito tempo. Esse movimento aconteceu por iniciativa de algumas professoras - Anna Jaguaribe da Silva Nava, Maria Madalena Werneck e Cecília Pecego Coelho.

Em 1972 com a implantação da Pós-Graduação “strito sensu” a demanda de consulta aos documentos torna – se mais intensa, por isso, é aberto um espaço para reflexão, onde levou as professoras Vilma de Carvalho e Cecília Pecego Coelho ao desenvolvimento de um Projeto de Pesquisa”. O Quadro Documental da Escola de Enfermagem Anna Nery – 70 anos de evolução histórica 1922 a 1992 “(SID/UFRJ e CNPq)”.

No dia 8 de dezembro de 1993, por ocasião das comemorações dos 70 anos da Escola Anna Nery, foi inaugurado o Núcleo de História da Enfermagem, NUPHEBRAS, no Departamento de Enfermagem Fundamental inaugurado o Centro de Documentação, CEDOC, vinculado a Coordenação Geral dos Cursos de Pós-Graduação e Pesquisa da EEAN, sendo então Coordenadora a Professora Maria Antonieta Rúbio Tyrrell.

Nesta mesma ocasião foi assinado pela Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem, ABEn, a época Maria Auxiliadora Córdoba Christófaro, um convênio com a UFRJ no sentido de estabelecer intercâmbio científico-cultural com a EEAN, fortalecendo na ocasião o Projeto de Pesquisa proposto pela Professora Ieda de Alencar Barreira, e Coordenado pela Professora Terezinha Teixeira Vieira, então Professora visitante da EEAN/UFRJ, que estava em andamento: “Nexos Históricos da Escola de Enfermagem Anna Nery/ABEn: Criação de um Fundo(1925-1975).

Em 12 de dezembro de 2003, foi aprovada na Congregação da EEAN/UFRJ a proposta do NUPHEBRAS subordinando o CEDOC/EEAN, à Direção da EEAN/UFRJ.

O CEDOC /EEAN, subordinado ao Gabinete da Diretora, Profª DRª Maria Antonieta Rubio Tyrrell, possui um precioso patrimônio documental que descreve a trajetória da Escola como instituição, desde 1922.

O acervo esta organizado em 135 metros lineares de documentos textuais, 3426 fotografias, 26 fitas de VHS, 6 DVDs e 398 Títulos (livros, revistas e anais).

Integram ainda o acervo histórico do CEDOC 289 entrevistas de História Oral, onde o objetivo é recuperar a memória dos principais movimentos da enfermagem na História Contemporânea do Brasil.

UFRJ EEAN - Escola de Enfermagem Anna Nery
Desenvolvido por: TIC/UFRJ