O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Título: Curso de Atualização em Metodologia da Pesquisa em Enfermagem

Coordenador: Profª Drª Sabrina da Costa Machado Duarte
Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Resumo da Ação de Extensão: Promover a articulação entre a prática de saúde nos serviços e a prática da pesquisa, empreendendo a transformação das práticas profissionais fomentada pelo encontro do mundo do trabalho com o mundo da formação. Trata-se de uma atividade vinculado ao Projeto de Extensão Formação Permanente em Saúde. O curso já teve uma primeira edição, com uma avaliação positiva dos concluintes. Nessa segunda edição pretende-se dar continuidade à capacitação.
Público Alvo: Profissionais de saúde e enfermeiros dos serviços de saúde, estudantes e enfermeiros/docentes de universidades públicas e privadas.

 

Título: Compartilhando saberes e práticas no cuidado em domicílio

Coordenador: Profª Drª Maria Luiza de Oliveira Teixeira
Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Resumo da Ação de Extensão: Em atendimento à lógica do Sistema de Saúde vigente no Brasil, o Programa de Atendimento Domiciliar Interdisciplinar do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho – PADI – presta serviços à comunidade promovendo atendimento domiciliar a pacientes com doenças crônico-degenerativas e acamados, com potencial incapacitante provisório ou permanente que demandem cuidados de baixa complexidade e que são impedidos de gerir seu autocuidado. Estes serviços se caracterizam pela realização de procedimentos simples e orientações aos familiares e aos pacientes com algum nível de dependência e objetiva promover a melhoria da qualidade de vida e promoção da autonomia. O atendimento domiciliar visa a orientação das famílias e cuidadores de pessoas que necessitam de cuidados em casa, como doentes crônicos e idosos, para realização de procedimentos simples, mas necessários para o conforto e bem-estar. E, também, para procederem com as adaptações e alterações ambientais necessárias a este fim. Para tanto, o PADI oferece cursos com dois encontros semanais com familiares e cuidadores. O curso intitulado “Compartilhando Saberes e Práticas no Cuidado em Domicilio” conta com a parceria da Residência Multiprofissional do HUCFF, proporcionando aos cuidadores uma visão dos cuidados numa abordagem multiprofissional. Daí a necessidade de inserção de residentes multiprofissionais e de alunos de graduação no planejamento, e desenvolvimento. Nas edições anteriores do curso foi percebida uma grande sobrecarga do cuidador. Assim, este curso além de preparar para o cuidado; desperta no cuidador a importância de refletir sobre as práticas de cuidados, sua inserção e o seu autocuidado, o que permitirá o seu empoderamento.
Público Alvo: Ser maior de 18 anos, Saber ler e escrever, Ser cuidador/familiar de pacientes atendidos pelo PADI, Estar cuidando de pessoa com doença crônico degenerativa.

 

Título: Qualificação Profissional de Enfermeiras (os) Obstetras com enfoque no parto e nascimento, da Rede Cegonha/ Ministério da Saúde” 25ª Turma

Coordenador: Profª Drª Carla Luzia França Araújo
Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Resumo da Ação de Extensão: Essa proposta tem por fim realizar cursos de extensão na modalidade Qualificação Profissional que visem o aprimoramento da assistência ao parto e nascimento por enfermeiras (os) obstetras, contribuindo para a melhoria da assistência ao parto e nascimento, na redução de cesarianas desnecessárias e no fortalecimento do trabalho em equipe. A demanda prioritária é, sobretudo, identificar e propor modalidades concretas de realização e aprimoramento deste processo. A Rede Cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde, operacionalizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) fundamenta-se nos princípios da humanização e assistência, buscando garantir direitos às mulheres, recém-nascidos e crianças de uma assistência pré-natal de qualidade e resolutividade. Na formação de recursos humanos para a saúde, o paradigma político-assistencial do SUS, torna-se um eixo balizador dos projetos de formação profissional, dentre eles o de capacitação de enfermeiras (os) obstetras para atuarem de forma ativa, com vistas a mudanças de modelo da atenção.
Público Alvo: Enfermeiras (os) Obstetras.

 

Título: Suporte básico de vida: abordagem pediátrica

Coordenador: Prof. Dr. Raimundo Nonato Silva Gomes
Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Resumo da Ação de Extensão: O suporte básico de vida (SBV) compreende etapas que podem ser iniciadas fora do ambiente hospitalar e realizadas por leigos, devidamente capacitados e informados, aumentando a sobrevida e diminuindo as sequelas. A simples atuação de um leigo que rapidamente reconhece uma Parada Cardiorrespiratória e chama por socorro especializado previne a deterioração miocárdica e cerebral. Dessa forma, este curso objetiva habilitar professores da rede básica de ensino para o manejo de urgências/emergências pediátricas, por meio de SBV. Os treinamentos serão realizados em duas escolas (Colégio Estadual Souza Aguiar e Colégio Estadual Julia Kubitschek), nos meses de agosto a dezembro de 2019, em dia e horário previamente agendados com as escolas. Serão realizados 16 encontros com duração de aproximadamente 5 horas (cada turma), com aulas teóricas e práticas. O curso envolverá 150 professores das duas escolas selecionadas, além docentes/estudantes da UFRJ. Antes do início dos treinamentos os participantes responderão a um questionário com 10 questões de múltipla escolha acerca de suporte básico de vida (pré-teste). Nas atividades teóricas, primeiramente, será realizada uma exposição oral acerca do tema e, após, serão distribuídos panfletos com o algoritmo de atendimento da PCR e demais urgências/emergências pediátricas. O curso será desenvolvido conforme etapas do modelo ADDIE (Analysis, Design, Development, Implementation and Evaluation), uma vez que este modelo traz uma abordagem mais clara do processo de ensino-aprendizagem e permite uma implementação mais efetiva das instruções. Essas fases estão distribuídas em dois grandes momentos: concepção e execução, que permitem dinamizar todo o processo de ensino-aprendizagem.
Público Alvo: O curso será oferecido para professores da educação básica de 02 escolas (Colégio Estadual Julia Kubitschek e Colégio Estadual Souza Aguiar) da rede pública de ensino.

 

Título: Terapia Comunitária Integrativa: Capacitação Teórico-prática

Coordenador: Profª Drª Neide Aparecida Titonelli Alvim
Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Resumo da Ação de Extensão: Destina-se à capacitação em nível de extensão de profissionais de saúde de atuantes na rede de atenção básica do município de Maricá, além de docentes, discentes e profissionais de saúde da UFRJ, vinculados ao Projeto Integrado de Pesquisa-Assistência (PIPA), da EEAN/UFRJ, para fins de assistência no âmbito da rede básica de saúde com emprego de práticas integrativas e complementares; e o desenvolvimento de estudos e pesquisas na área, com participação de alunos de graduação e de pós-graduação da EEAN/UFRJ na equipe de organização do curso. Sustenta-se na Portaria 971/2006 do Ministério da Saúde que aprovou a Política Nacional de Praticas Integrativas e Complementares de Saúde (PNPICS) e na Estratégia para expansão das Práticas Integrativas e Complementares de Saúde 2014-2022, da Organização Mundial da Saúde. Vincula-se ao Grupo de Pesquisa “Intermediação de Saberes e Práticas de Cuidar”/CNPq, do Núcleo de Pesquisa de Fundamentos do Cuidado de Enfermagem; e ao Programa Integrado de Pesquisa Assistência (PIPA) da EEAN/UFRJ, cuja proposta de atendimento em saúde ora em desenvolvimento versa sobre Práticas Integrativas e Complementares de Saúde no Cuidado em Saúde. Tem como objetivo geral atender as demandas de capacitação de profissionais de saúde de Maricá, além de profissionais, docentes e discentes da área de saúde da UFRJ em práticas complementares de saúde, com enfoque na atenção básica. A proposta prevê atividades teóricas e práticas.
Público Alvo: Profissionais de saúde de nível superior da rede de atenção básica do município de Maricá/RJ; profissionais de saúde de nível superior de centros participantes de pesquisas com práticas integrativas e complementares de saúde, vinculados ao Programa Integrado de Pesquisa Assistência (PIPA) da EEAN/UFRJ; Discentes de graduação e pós-graduação; além de docentes participantes do Programa Integrado de Pesquisa Assistência (PIPA) da EEAN/UFRJ.

UFRJ EEAN - Escola de Enfermagem Anna Nery
Desenvolvido por: TIC/UFRJ