Pesquisar

INTERCÂMBIOS E CONVÊNIOS DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL

(Instituição parceira, objetivo, docentes envolvidos e resultados)

Itália

Universitá di Camerino, Projeto: Offshore Nurses Perception about the Telemedicine Service, CO-ORIENTAÇÃO: DP Profa Regina Célia Gollner Zeitoune; Orientador principal: Frano Mika; Doutoranda: Caroline Menezes; Inicio: 2012.

Parceria de estudos e pesquisa com a Facoltá di Medicina e Chirurgia da Universitá degli Studi di Milano-Bicocca, Itália–UNIMIB, através da DP Maria Helena Nascimento Souza. Como fruto desta parceria, a EEAN recebeu 10 alunas do Curso de Graduação em Enfermagem para estágio de intercâmbio em 2011. Registros no item Atividades Complementares.

Portugal/Coimbra

Escola Superior de Enfermagem de Coimbra; Convênio de cooperação acadêmico-científico (Processo 23079.060652/2010-95); Finalidade: assessorias, consultorias, ensino, pesquisa e mobilidade. Docentes com atividades no triênio: DP Angela Maria Mendes Abreu (2012: Exame de dissertação, curso, conferência, projetos de pesquisas conjuntos em ambas as instituições; visita de Prof António Fernando Salgueiro Amaral da ESEnfC para conferência em evento de Pesquisa no PPG/EEAN). Vigência: 20/06/11 a 08/06/16.

França

Université de Provence, Laboratoire de Psychologie Sociale. Parceria com Professeur Thémistoklis Apostolidis, no desenvolvimento do Projeto de Pesquisa sobre representações sociais da tecnologia na terapia intensiva para conformação de uma clinica do cuidado de enfermagem. A parceria no triênio envolve as seguintes atividades: estágio sanduíche de um dos doutorandos, sob orientação da DP Márcia Ferreira, assessoria no preparo do banco de dados da pesquisa e na análise de dados processados no software Alceste; preparo de artigos em conjunto (3A2 e 1B1 submetidos; 1A1, 1A2, 1B1 em preparação).

Espanha

Universidad de Valladolid: as relações se iniciaram em 2008 com o pós-doutorado de uma DP na linha de História da Enfermagem. No triênio a Dra Magdalena Santo Tomás Pérez Desde foi visitante do PPG com atividades científicas junto ao NP de História da Enfermagem.

Inglaterra

City University London. Parceria com Dra Christine McCourt, Professor of Maternal and Child Health, que atuou no triênio como co-orientadora da tese de doutorado de Heloisa Lessa, sob orientação da DP Maria Antonieta R Tyrrell. As atividades de Intercâmbio envolvem desenvolvimento de pesquisa, intercâmbio acadêmico com visitas técnicas; visita da Profa Christine no PPG com conferências e participação em banca de tese (2012).

México

Universidad Autónoma del Estado de México (UAEM): Toluca. Processo: 23079.052720/2012-50. Vigência: de 2004 a 12/03/2018. Resultados registrados no relatório de 2011. Em 2012 visita da Diretora da Facultad de Enfermería y Obstetricia (FEyO) para renovação de convênio. Visita da Dra Danelia Gómez Torres(egressa) para elaboração conjunta de projeto de pesquisa na área de gestão e de sistematização da assistência e negociação de consultoria para abertura do Curso de Doutorado na FEyO UAEM. Visita da Dra Cleotilde Reza para conferência e reuniões do grupo da Pesquisa bicêntrica em desenvolvimento: Cuidar de sí mismo en la perspectiva de los alumnos de enfermería, futuros trabajadores: un estudio multicéntrico Brasil y México, em desenvolvimento com o Centro de Investigación de Enfermería y la Salud Ocupacional de la UAEM-FEyO. Da EEAN, participam as: DP Regina CG Zeitoune e Marcia TL Lisboa. Da UAEM-México participam: Dra Cleotilde García Reza, Mst Vicenta Gómez Martínez, Mst Matiana Morales del Pilar. Há outros resultados do convênio detalhados no relatório de 2010 e 2011 item Solidariedade e Nucleação.

Canadá

Université de Montreal (UM), Faculdade de Ciências da Enfermagem. Processo 23079.033479/2008-65. Vigência: 15/05/2009 a 15/05/2014. Desde a década de 1990 o professor Michel Perreault participa como visitante do PPGEnf da EEAN, integrando disciplinas de ME e DO na área de Saúde da Mulher e da Criança, ministrando cursos de extensão em Sociologia da Saúde para enfermeiros e docentes de enfermagem do RJ, participando de reuniões científicas e integrando pesquisas aprovadas pelo CNPq, sob a responsabilidade de docentes do Programa. Participou de bancas examinadoras de ME e DO e ativamente dos convênios da EEAN em nível nacional, contribuindo com outros PPG menos consolidados, até 2011. Integra um dos PP da DP Ivone Cabral.

McGill University: Intercâmbio envolve a EEAN e a UFSM. Projeto CRIANES: os desafios dos cuidadores no educar dialógico da enfermagem congrega membros das três universidades, sob coordenação da DP Ivone Cabral; da UFSM: participa uma DP egressa da EEAN, que realizou estudos doutorais na modalidade Sanduíche na McGill University; da McGill: dois professores (Danielle Groleau e Franco Carnevalle); uma docente da Rayersson University. Neste intercâmbio desenvolvem-se pesquisas multicêntricas, conforme registro no item Projetos de Pesquisa (Infra-estutura). O Projeto Déterminants psycho-culturels de l´allaitement des bébés prématurés: incidences pour les interventions cliniques et les politiques de santé tem as seguintes etapas : Canada (2010-2011); Africa do Sul (2012-2013); Brasil e Canadá (2013-2014), encerra com a análise comparada dos três países com diferentes graus de pobreza e PIB impactando na duração do aleitamento materno. Instituição fincanciadora: Canadian Institute for Health Research. Valor: CAN$280.000. O Projeto Ethic Issues of Brazilian childhood, financiado pela McGill University, U$60,000.00, período 2012-2015, gerou um artigo submetido ao Caderno de Saúde Pública; uma aluna de graduação da UFSM fez intercâmbio no Canadá e atualmente é mestranda da EEAN sob orientação da DP Ivone Cabral, na linha deste projeto. Prof Franco Carnevalle estará no mês de novembro de 2013 como visitante do PPG da EEAN.

EUA

Parceria com a Organização dos Estados Americanos: por meio da Comissão Internacional de Controle de Drogas, a EEAN vem participando de pesquisas nessa área e de eventos promovidos pela CICAD (Colômbia, Quito e Panamá)University of Harford. Intercâmbio através das Profas Karen Breda e Karen Duhamel. DP Jaqueline da Silva desenvolveu atividades no PPG desta universidade em 2011, as quais incluíram: participação em disciplinas, visita técnica ao Hospital Backus, da Cidade de Norwich, estado de Connecticut, reuniões acadêmicas, discussão sobre convênio e intercâmbio e atuação como colaboradora no processo de orientação de dissertação de uma das alunas de mestrado da Profa Karen Lucas Breda.

América do Sul

Peru/Chimbote; Universidad Los Angeles de Chimbote (Uladech); Convênio de cooperação académico-científico (Processo 23079003921/2009-00; Finalidade: assessorias, consultorias, ensino, mobilidade acadêmica e docente; 4DP participam como consultoras acadêmicas do Curso de doutorado implantado nesta instituição, cujo plano de trabalho inclui: disciplinas e seminários de pesquisa. Docentes com atividades no triênio: Márcia A Ferreira, Neide AT Alvim, Maria Antonieta R Tyrrell, Ívis Emília de O Souza, Ivone Cabral. Vigência: 06/07/09 a 06/07/14.

Peru/Trujillo; Universidad Nacional de Trujillo (UNT); Escuela de Postgrado; Convênio de cooperação acadêmico-científico (Processo 23079.031481/2007-55); Finalidade: assessorias, consultorias, ensino, eventos conjuntos. Co-promoção de evento: III Coloquio Nacional de Investigación y II Encuentro Internacional Perú-Brasil realizado em 2011. Docentes com atividades no triênio: Márcia A Ferreira, Neide AT Alvim, Maria Antonieta R Tyrrell. Vigência: 03/06/07 a 03/06/12.

Peru/Lima; Universidad Alas Peruanas; Convênio de cooperação acadêmico-científico (Processo 2379028490/2008-59); Finalidade: assessorias, consultorias, ensino. Docentes com atividades no triênio: Maria Antonieta Rubio Tyrrel e Glaucia V Valadares. Vigência: 01/09/09 a 01/09/14Peru/Lambayeque; Universidad Nacional Pedro Ruiz Gallo. Convênio de cooperação acadêmico-científico (Processo 2379028491/2008-11); Finalidade: assessorias, consultorias, ensino. Docentes com atividades no triênio: Silvia TC Araujo

PANAMÁ

Universidade do Panamá. Profa Dra Maria Antonieta Rubio Tyrrell. Finalidade: Assessoria ao Programa de Doutorado. Criação: 2008. 

OUTRAS ATIVIDADES DE INTERNACIONALIZAÇÃO

EUA


School of Medicine - Center for Tuberculosis Control / Jonh Hopkins University/EUA – EEAN – Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP. DP Maria Catarina S Motta participa em pesquisa multicêntrica na área de tuberculose. Participa desde 2010 como docente no Programa Innovative Approaches for Tuberculosis Control in Brazil (nº 1U2R TW006883-06); Programa ICORTHA AIDS/TB, patrocinado pelo Fogarty International Center/ National Institutes of Health-USA. Atividades: programa de treinamento em pesquisa em serviço em HIV/TB.

University School of Nursing: Dra Brenda Nevidjon. ONG people to people (P2P). Intercâmbio de experiências registradas no relatório de 2011.

DIVERSOS PAÍSES

Rede Internacional de Pesquisa de Representações Sociais e Saúde (RIPRES). Desta rede participam países da América do Sul, América do Norte, Europa. A DP Márcia de Assunção Ferreira integra a rede com a linha de pesquisa de representações sociais do cuidado em saúde e enfermagem, com orientação de IC, Mestrado e supervisão de Pós-Doutorado. Registros no item Infra-estrutura, Projetos de Pesquisa.

Asociación Latinoamericana de Escuelas y Facultades de Enfermería/Unión De las Universidades de América Latina (ALADEFE/UDUAL). A EEAN é filiada a ALADEFE, desde 1997. DP Maria Antonieta R Tyrrell exerceu o cargo de Presidente desta associação até 2011. Atualmente é Primeira Vocal de Desarrollo Institucional

VISITANTES OU CONVIDADOS ESTRANGEIROS EM ATIVIDADES DE PESQUISA E/OU ENSINO NA PÓS-GRADUAÇÃO

(Visitante/convidado estrangeiro e do DP receptor, instituição de origem, atividade realizada e período)

Em 2012

Cleotilde García Reza; Regina CG Zeitoune; UAEM (México); Conferência e oficina sobre projeto de pesquisa bicêntrico (debate dos resultados); 2ª quinzena outubroDanelia Gómez Torres; Silvia TC Araujo; UAEM (México); Conferência, debate de projeto bicêntrico sobre gestão e reuniões sobre plano de trabalho do convênio e avaliação de resultados; 2ª quinzena de outubro e 1ª de novembro.

Patricia Beryl Marck; Marluci Stipp; debate sobre projeto e atividades relativas à segurança do paciente, reunião para estabelecer metas de intercâmbio; 1ª quinzena novembro.

Grettchen Flores Sandi; Rosane Harter Griep; Departamento de Medicina Legal (Costa Rica); Conferência/atividades sobre tema Presenteísmo (considerações teóricas e práticas); 1ª quinzena de maio.

Luis Fructuoso Martinez; Angela MM Abreu; Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) (Portugal); Conferencias e debates sobre Presenteísmo e interfaces com a saúde do trabalhador; 1ª quinzena de maio.

Claudia Carrasco; Marcia TL Lisboa; UCHILE; Conferências e debates sobre saúde do trabalhador; 1ª quinzena de maio.

Alfonso J. Rodriguez-Morales; Ana Inês Souza; Universidad Tecnológica de Pereira. Colômbia; Conferência sobre doenças infecciosas;  2ª quinzena setembro.

Diana M. Castañeda-Hernández; Maria CS Mota; Fundación Universitaria del Área Andina, Pereira; Conferência e debates sobre pesquisa em programas de controle de tuberculose. 2ª quinzena setembro.

Christine McCourt; Maria AR Tyrrell; City University London; Inglaterra; banca examinadora de tese, conferências, debates na área de enfermagem obstétrica; 1ª quinzena de junho.

Beatrice Madiot; Márcia A Ferreira; Université de Picardie Jules Verne Amiens; França ; 2a quinzena de abril; Conferência e Seminário “Méthodologie qualitative - Triangulation: utilisation de logiciels d'analyse textuelle”. Cooperação entre os Programas de Pós-Graduação da EEAN, Instituto de Psicologia e Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, todos da UFRJ.

Em 2011:

Ivonne Moreno-Velazquez; Regina CG Zeitoune; (Porto Rico); Conferência e debate de projetos na área de saúde do trabalhador; 1ª quinzena de maio.

Angelo Soares; Marcia TL Lisboa; (Canadá); Conferência e debate de projetos na área de saude do trabalhador; 1ª quinzena de maio.

Patricia Beryl Marck; Neide AT Alvim; (Faculty of Nursing - University of Alberta/Canada); Conferência sobre transferência de conhecimento, reuniões para tratar de intercâmbio, debate sobre a produção e trabalhos científicos dos Núcleos de pesquisa; 2ª quinzena de outubro.

Karen Breda e Karen Duhamel; Jaqueline Silva, NAT Alvim; University of Harford; Debates sobre práticas clínicas de enfermagem, visita técnica a EEAN e hospitais da UFRJ; outubro.
Brenda Nevidjon; Duke University, School of Nursing; Marléa Chagas Moreira, Neide AT Alvim. Intercâmbio de experiências sobre ensino e pesquisa da prática da enfermagem oncológica: Rio de Janeiro - Brasil e EUA; 2ª quinzena de maio

Em 2010:

Gerardo M. Kahan; Lígia Viana; Universidad Nacional de Rosário; Conferência, atividades sobre o tema desenvolvimento Critico-Reflexivo na Formação do Enfermeiro: Contribuições das Políticas Pública em Educação; 2ª quinzena de outubro.

Daniele Grouleau; Ivone Cabral; Universidade de McGill (Canadá); Conferências e reuniões de agenda de pesquisa, participação no 5º. Seminário da saúde da criança e adolescente; 2ª quinzena de agosto.

Franco Carnevale; Isabel C Oliveira e Ivone Cabral; Universidade de McGill; Conferências e reuniões de agenda de pesquisa, participação no 5º. Seminário da saúde da criança e adolescente; 2ª quinzena de agosto.

António Fernando Salgueiro Amaral; Marcos AG Brandão; Escola Superior de Enfermagem de Coimbra; Reuniões, Conferências, debates sobre Diagnóstico de Enfermagem; 2ª quinzena outubro.

Daniel Gonzalo Eslava Albarracín; Márcia de A Ferreira; Universidad Javeriana (Colômbia); Reuniões, Conferências, debates sobre cuidado e cultura em saúde; sessão cientifica sobre tema Atenção Primária em Saúde no contexto da América Latina; 2ª quinzena de maio.

Magdalena Santo Tomás Pérez; Tânia CF Santos; Universidade de Valladolid (Espanha); Reuniões, Conferências, debates de projetos sobre História da Enfermagem; 2ª quinzena de maio.

Yolanda Rodriguez; Maria AR Tyrrell; Universidad los Ángeles de Chimbote (Perú); Reuniões sobre atividades de intercâmbio, debates sobre Fundamentos/Filosofía do cuidado; 2ª quinzena setembro.

PROJETOS DE PESQUISA COM GRUPO DE PESQUISA DE INSTITUIÇÕES ESTRANGEIRAS

Saúde sem Reservas - Estratégias de diagnóstico e intervenções breves para a redução do consumo nocivo de álcool (risco/nocivo). Coordenador por Teresa Maria MDA Barroso (Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Portugal), vinculado ao PPG daquela Universidade, tendo como membro pesquisador a DP Angela MM Abreu. Financiamento pela Fundação para Ciência e Tecnologia de Portugal.

Angela Maria M Abreu; Teresa Maria MDA Barroso (Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Portugal). Estratégia de diagnóstico e intervenção breve nos problemas relacionados aos usuários de álcool, crack e outras drogas no contexto da atenção básica - Estratégia Saúde da Família. PET SAUDE/ (MS). Sub-projeto: álcool, drogas e trânsito: essa mistura não rola na cidade do Rio de Janeiro. Financiamento da Faperj.

Antonio José de Almeida Filho, Paola Galbany Estragues (Universitat Autónoma de Barcelona, Espanha), Alejandrina Figueroa (Facultad de Enfermería Universidad Andrés Bello, Chile). Trajetória do cuidado de enfermagem em espaços especializados.

Isaura Setenta Porto, Patricia Rodney (Canadá). Cuidado de enfermagem hospitalar: um processo de validação de conceitos. Bolsa CNPq – Produtividade PQ2. Bolsa SDW CNPq.

Ivone E Cabral, Daniele Groleau (Canadá). Déterminants psycho-culturels de l´allaitement des bébés prématurés: incidences pour les interventions cliniques et les politiques de santé. Etapa 2012: desenvolvida na África do Sul. Financiamento: Canadian Institute for Health Research.

Ivone E Cabral, Franco Carnevalle (Canadá). Ethic Issues of Brazilian childhood. Financiamento: McGill University. (Inicio em 2012).

Ivone E Cabral, Daniele Groleau (Canadá), Michel Perreault (Canadá). Transferência de saberes de enfermagem no cuidado familial às crianças com necessidades especiais (CRIANES III). Bolsa CNPq Produtividade PQ2. Universal CNPq.

Márcia de A Ferreira, Themistoklis Apostolidis (França), Jorge Jesuíno (Portugal), Wolfwang Wagner (Áustria), Denize Jodelet (França). Recherche interculturelle sur la RS du vieillissement des personnes agéesdans le cadre de la santé. Financiamento de Projeto de Pesqusa no Brasil: Bolsa de Pós-Doutorado CAPES Procad.

Márcia de A Ferreira, Themistoklis Apostolidis (França). Práticas de cuidado, tecnologias de processo e abordagens na clínica do cuidado de enfermagem: nexos com os preceitos da Humanização. Edital Universal CNPq.  Bolsa CNPq – Produtividade PQ1D. Bolsa SDW CNPq.

Maria Antonieta R Tyrrell, Christine McCourt (Inglaterra). Capacitação profissional em saúde da mulher: integração de estudo ao trabalho. Bolsa CNPq – Produtividade PQ1C. FAPERJ Nota 10.

Maria Helena do N Souza, Antonella Nespoli (Italia). Allattamento al seno e rete sociale: una prospectiva comprensiva delle esperienze delle donne nel periodo post-parto.

Marléa Chagas Moreira, Marcelle Miranda e Andreas Büscher (Hochschule Osnabrück - University of Applied Sciences, Alemanha). O gerenciamento do cuidado de enfermagem na oncologia pelo olhar do paradigma da complexidade. Aux Programa de Apoio Docente Recém-Doutor Antonio Luis Viana (PR2/UFRJ).

Regina Célia Golnner Zeitoune, Cleotilde García Reza (UAEM, México). Enfermagem, trabalho e saúde. Este Projeto de Pesquisa integra uma aluna de mestrado da Itália, sob orientação da Profa Regina Zeitoune.

Rosane Griep, Lúcia Rotemberg. Work organization, psychosocial stress and risk factors for cardiovascular diseases among nurses. Aux Fianceiro Mount Sinai School of Medicine (Concluído em 2012).

REDES DE PESQUISA

Lígia de O Viana e Maria J Coelho: Miembros de la red de Investigadores en educación en Enfermería.

Márcia A Ferreira: Rede Internacional de Pesquisa Representações Envelhecimento e Saúde (RIPRES). Participação de 8 países e 48 pesquisadores (4 Argentina; 1 Áustria; 18 Brasil; 1 Escócia; 9 França; 1 Itália; 3 México; 11 Portugal). Site: www.cicts.uevora.pt/RIPRES.

INSERÇÃO SOCIAL E SOLIDARIEDADE INTERNACIONAL

Docente Maria HN Souza: ministrou Curso sobre Ações de Promoção da Saúde para Agentes Comunitários de Saúde do Haiti no período de 19/05/2012 a 07/06/2012 para 50 profissionais de saúde daquele país. Trabalho este que integra o Projeto: “Prévention et Prise en Charge de la Malnutrition Aigue à travers une approche éducative communautaire”, desenvolvido pela ONG italiana AVSI (Associação de Voluntários para o Serviço Internacional) em parceria com o Ministère de la Santé Publique et la Population (MSPP) do Haiti e com a UNICEF. Outras atividades incluíram: reuniões com responsáveis do MSPP, AVSI e UNICEF, visita aos Centros Nutricionais e apresentação do livro: :«Comment lutter contre la malnutrition dans la famille et dans la communauté», da Coleção Vencendo a Desnutrição, de sua co-autoria (publicado em 2002, traduzido para o francês em 2004).

UFRJ EEAN - Escola de Enfermagem Anna Nery
Desenvolvido por: TIC/UFRJ