Coordenadora : Profª Drª Maria Angélica de almeida Peres

A pesquisa foi incorporada na Escola de Enfermagem Anna Nery desde a criação do Curso de Mestrado, em 1972. Em maio de 1993, foi criada a Secretaria de Apoio à Pesquisa e, posteriormente, a Coordenação Adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento.

O desenvolvimento de pesquisas ocorre através dos núcleos de pesquisa vinculados aos cinco departamentos da EEAN, abrangendo, cada qual, de um a dois Núcleos de Pesquisa, assim distribuídos: o Departamento de Enfermagem Fundamental (DEF) possui os núcleos de pesquisa “História da Enfermagem Brasileira” (Nuphebras) e “Fundamentos do Cuidado de Enfermagem” (Nuclearte). O Departamento de Enfermagem de Saúde Pública (DESP), os núcleos “Enfermagem em Saúde do Trabalhador” (NUPENST) e “Enfermagem de Saúde Coletiva” (NUPENSC). O Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica (DEMC) possui o “Núcleo de Pesquisa em Enfermagem Hospitalar” (NUPENH). O Departamento de Enfermagem Materno-Infantil (DEMI), os núcleos “Enfermagem em Saúde da Mulher” (NUPESM) e “Enfermagem em Saúde da Criança” (NUPESC). O Departamento de Metodologia da Enfermagem (DME), o núcleo “Educação, Gerência e Exercício Profissional da Enfermagem” (NUPEGEPEN).

Além desses oito núcleos de pesquisa mencionados, a Escola conta ainda com três grupos de interesse interdepartamentais, a saber: “Estudos Comparados Latino-Americanos”, “Estudos Pedagógicos” e “Epistemologia em Enfermagem”.

A Coordenação Adjunta de Pesquisa funciona, atualmente, com uma coordenadora e uma funcionária técnico-administrativa.

A meta da Coordenação de Pesquisa e Desenvolvimento, em 2003, entre outras em andamento, é a criação do Comitê de Ética em Pesquisa da EEAN

UFRJ EEAN - Escola de Enfermagem Anna Nery