Pesquisar

ENE 840 – Análise Crítica de Fontes para Pesquisa em História da Enfermagem

A enfermagem e suas representações. A construção social do real em enfermagem. O individual e o coletivo; o subjetivo e o objetivo; o simbólico e o ideológico como objetos de pesquisa em enfermagem.

ENE 812 – Concepções Teóricas de Enfermagem

Nexos entre a história da ciência e o processo de cientifização da profissão. Reflexos na construção das categorias de pensamento presentes nas teorias e modelos conceituais da enfermagem e as suas implicações para a prática profissional. Análise crítica das implicações da aplicação do conhecimento próprio da enfermagem, traduzido nas teorias, na produção do conhecimento e na pratica profissional. Análise crítica dos modelos teóricos de Enfermagem e os obstáculos a sua aplicabilidade prática.

ENI 840 - Cuidar/ Cuidado na Saúde da Criança: Implicações para a Prática

As concepções teórico-filosóficas do cuidar/cuidado. As interfaces histórica, sócio-econômica e político-institucional da prática do cuidar em saúde da criança. O advento tecnológico na enfermagem pediátrica e os novos grupos sociais.

ENW 831 –Defesa Tese de Doutorado I

Apresentação e discussão de uma contribuição/ reflexão teórica/ metodológica original ou inovadora para a construção do conhecimento de enfermagem, correlacionada à área de concentração e a uma das linhas de pesquisa desenvolvida pela EEAN.

ENW 832 –Defesa Tese de Doutorado II

Apresentação e discussão de uma contribuição/ reflexão teórica/ metodológica original ou inovadora para a construção do conhecimento de enfermagem, correlacionada à área de concentração e a uma das linhas de pesquisa desenvolvida pela EEAN, visando à elaboração do relatório preliminar da tese de doutorado.

ENW 833 – Defesa tese de Doutorado III

Apresentação e discussão de uma contribuição/ reflexão teórica/ metodológica original ou inovadora para a construção do conhecimento de enfermagem, correlacionada à área de concentração e a uma das linhas de pesquisa desenvolvida pela EEAN, visando à elaboração do relatório final e defesa de tese de doutorado.

ENW 814 – Enfermagem e Sociedade

A Enfermagem como prática social. Modelos assistenciais. Qualidade dos serviços de saúde e de enfermagem. A enfermagem na sociedade e o cotidiano das organizações de saúde e de enfermagem. Educação permanente e gerência em enfermagem.

ENW 816 – A Enfermagem e a Saúde dos Grupos Humanos

Enfoque reflexivo e crítico das questões de saúde e doença de grupos humanos em diferentes lócus segundo faixa etária, atividade, sexo e etnia. Análise de políticas públicas para os referidos grupos, aspectos conceituais das diversas temáticas para os referidos grupos. Aspectos conceituais das diversas temáticas envolvidas na construção do conhecimento.

ENE 839 – História da Enfermagem

A institucionalização da enfermagem na sociedade brasileira e sua inserção nos campos da educação e da saúde. O movimento de secularização do ensino e da prática da enfermagem. Raízes da identidade profissional. A enfermagem como prática historicamente determinada. O processo de pesquisa histórica.

ENW 849 – Informática Aplicada à Enfermagem

Aplicações da microinformática nas áreas de ensino, pesquisa e assistência. Software de apresentação. Internet. Questões éticas e legais.

ENW 847 - Métodos e Técnicas em Pesquisa

Prioridades e tendências da pesquisa de enfermagem. Processo de pesquisa - planejamento, desenvolvimento e divulgação. Relações entre base teórica e delineamento metodológico. Tipos de pesquisa e etapas metodológicas. Fontes de dados - tipos, validade e fidedignidade. Coleta e tratamento de dados. Análise, interpretação e confiabilidade de resultados. Avaliação de relatório de pesquisa.

ENW 815 – O Saber da Enfermagem e suas Dimensões Teóricas e Práticas

A estruturação do saber científico. O saber da enfermagem e suas articulações epistemológicas. A construção do conhecimento da enfermagem: saber / ciência da enfermagem e a enfermagem como profissão na sociedade brasileira. Implicações teóricas dos modelos assistenciais de Enfermagem articulados aos cuidados de enfermagem. A Enfermagem como prática social; a pesquisa como geradora de conhecimento na enfermagem.

ENW 839 - Oficina de Análise Institucional, Práticas Artísticas e Produção de Conhecimento

As estratégias grupais como dispositivos de pesquisa na enfermagem. Práticas artísticas e técnicas criativas e sensíveis aplicadas na produção de dados para a pesquisa em enfermagem. Aspectos teóricos e filosóficos aplicados à analise institucional. Implicações do pesquisador como modo de produção do conhecimento.

ENW 846 – Oficina de Elaboração de Tese

Seminário de análise e discussão do material referente ao processo de elaboração da tese com a participação do(s) orientador(es) e orientandos. Apreciação crítico-reflexiva da temática, do referencial teórico-metodológico e do direcionamento da análise indicando o saber produzido. Elaboração de artigo para publicação em periódico indexado indicado pelo orientador.

ENE 821 – Para uma Epistemologia da Enfermagem

Teoria do conhecimento - estrutura básica. Questões epistemológicas: a prioridade do espírito ou da matéria, a possibilidade do conhecimento e o critério da verdade. A racionalidade científica. ideologias. Evolução da produção do conhecimento em enfermagem. Prática da enfermagem - significados.

ENW 850 – Pensamento Contemporâneo de Enfermagem II

O paradigma positivista na sociologia e na medicina.O Marxismo e o seu impacto na economia e na sociologia. A interrogação fenomenológica e sua tensão sobre o empírico e o transcendental. O panorama do pensamento crítico na segunda metade do século XX. Os anos 50/60 como o tempo forte da consciência crítica. O estruturalismo e seus desdobramentos em campos como a antropologia, a psicanálise e a lingüística. O pensamento pós-moderno e seus desafios. a utilização de obras de autores neopositivistas, marxistas e fenomenológicos na pesquisa de enfermagem. Crítica da produção científica nacional de enfermagem no campo das ciências da saúde e das ciências humanas.

ENI 841 – Política e Problemática de Saúde na Perspectiva Latino-americana

Saúde da mulher - políticas e programas na perspectiva latino-americana: a saúde da mulher em dados epidemiológicos, demográficos e sociais; modelos governamentais, normas, diretrizes de ação e conteúdos programáticos de saúde da mulher; movimentos sociais em prol dos direitos de cidadania em geral e de saúde em particular, lutas e conquistas das mulheres pelos direitos constitucionais de saúde e propostas de agenda em nível latino-americano.

ENC 836 – Pragmática de Enfermagem Assistencial

Análise crítica sobre a prática assistencial da enfermagem. Articulação do conhecimento técnico e científico da enfermagem no atendimento das demandas da clientela. Discussão sobre o lugar das intervenções de enfermagem no conjunto de ações assistenciais e educativas em saúde.

ENI 847 – Problemas, Fontes e Métodos de Pesquisa em Saúde da Mulher

Panorama dos recursos sobre a história da mulher, a evolução das relações entre a mulher e a sociedade, apresentando as questões teóricas e filosóficas bem como as diferentes abordagens metodológicas a partir dos projetos de pesquisa dos doutorandos. A abordagem teórica e filosófica visa proporcionar bases teóricas e metodológicas para o desenvolvimento de pesquisas na área da saúde da mulher.

ENM 833 – Métodos Qualitativos de Pesquisa

Bases epistemológicas do estudo qualitativo. Entrevista, observação, uso de fotografia em pesquisa, autobiografia, estudo de casos, diferentes abordagens do trabalho grupal nas pesquisas em enfermagem. Procedimento anterior, simultâneo e posterior à coleta de dados. Validade e confiabilidade em estudos qualitativos.

ENM 851 – Seminário de Chefia e Liderança em Enfermagem

Análise das correntes teóricas implicadas no gerenciamento de serviços de enfermagem. Análise crítica do papel e desempenho do enfermeiro na chefia e liderança da equipe de enfermagem e implicações para a prática assistencial.

ENW 802 – Seminário sobre a Problemática do Ensino de Enfermagem

Princípios de organização e desenvolvimento curricular. Problemática do ensino de Enfermagem no Brasil. Análise crítica de documentos oficiais e instrumentos legais que orientam o ensino de Enfermagem.

ENS 834 - Seminário sobre Epidemiologia Social

Epidemiologia Social. Determinação psicossocial das doenças. Princípios da investigação epidemiológica. Possibilidades da pesquisa epidemiológica no contexto da saúde e da enfermagem. Participação do enfermeiro na produção da investigação epidemiológica. O software Epi-Info (v.2003) como ferramenta na investigação epidemiológica. Comunicação de resultados de pesquisa epidemiológica.

ENW 821 – Tópicos Avançados de Enfermagem

Elaboração de textos científicos relacionados à temática da tese visando contribuir para a ampliação do corpo de conhecimentos da profissão.Articulação entre enfoques teóricos e/ou metodológicos e as atividades de pesquisa em desenvolvimento. Análise crítica do estado da arte do tema em estudo.

ENW 820 – Tópicos Especiais em Enfermagem

Redação de trabalhos científicos na enfermagem com vistas a contribuir para a ampliação do corpo de conhecimento da profissão. A pesquisa em áreas correlatas à enfermagem.

ENW 824 – Seminário de Temas Emergentes da Prática Profissional

Estudo sobre temas emergentes da prática da enfermagem. Discussão sobre aspectos críticos e estratégias operacionais. Conceitos avançados que norteiam o exercício da profissão – ensino, assistência e pesquisa. Simplicidade versus complexidade das ações de enfermagem.

ENW 838 – Subjetividade, Linguagem e Implicações na Pesquisa

Análise das teorias lingüísticas, filosóficas e psico-sociológicas com vistas a dimensionar referenciais teóricos de pesquisa. O debate epistemológico em torno do conceito de subjetividade e as implicações no processo da pesquisa.

DISCIPLINAS DO CURSO DE MESTRADO

ENW 714 - Enfermagem e Sociedade

A enfermagem como prática social. Desenvolvimento da enfermagem no Brasil. Inserção da enfermagem na sociedade. Divisão social do trabalho e enfoque de saúde.

ENE 712 – Concepções Teóricas de Enfermagem

A linguagem do pensamento teórico. Modelos teóricos e conceituais; níveis, classificação e características das teorias. A construção do conhecimento na enfermagem: marcos históricos e conceituais. As expressões do saber da enfermagem: as técnicas, os princípios científicos e as teorias de enfermagem. Paradigmas teóricos de enfermagem. Aplicabilidade das teorias de enfermagem. Enfermagem como arte, como prática social e como ciência em construção.

ENI 740 – Cuidar/ Cuidado na Saúde da Criança: Implicações para a Prática

Questões epidemiológicas em saúde da criança. Teorias de desenvolvimento infantil e suas relações com o processo saúde-doença. Princípios ético-legais de cuidar/cuidado. Os modelos de cuidar/cuidado da criança e suas famílias.

ENW 734 – Defesa Tese de Mestrado I

Apresentação e discussão de uma contribuição teórica/ metodológica para a construção do conhecimento da enfermagem, correlacionada à área de concentração e a uma das linhas de pesquisa desenvolvidas pela EEAN, visando à elaboração do relatório preliminar de dissertação de mestrado.

ENW 735 – Defesa Tese de Mestrado II

Apresentação e discussão de uma contribuição teórica/ metodológica para a construção do conhecimento da enfermagem, correlacionada à área de concentração e a uma das linhas de pesquisa desenvolvidas pela EEAN, visando à elaboração do relatório final e defesa de dissertação de mestrado.

ENW 716 – A Enfermagem e a Saúde dos Grupos Humanos

Estudo da temática referente aos diferentes grupos humanos em diversas situações do binômio saúde e doença. Exploração de conceitos envolvidos nas temáticas abordadas.

ENE 740 – Fontes para Pesquisa em História da Enfermagem

Objetos de pesquisa em Enfermagem. Fontes escritas, orais e iconográficas. Fontes oficiais não institucionais. Fontes primárias e fontes secundárias. A crítica das fontes.

ENE 714 – Fundamentos para uma Filosofia de Enfermagem

Estudo dos fundamentos, atitudes metodológicas doutrinais que podem servir de base filosófica para o desenvolvimento de atividades que visam a especulação, a estruturação de concepções teóricas e a elaboração discursiva na área da enfermagem.

ENE 739 – História da Enfermagem Brasileira

O ensino da História da Enfermagem e o desenvolvimento de uma consciência crítica acerca da profissão. Nexos entre enfermagem, relações de gênero e classe social. O processo de cientifização da enfermagem. A prática da pesquisa em História da Enfermagem: objetos de estudo, fontes para a pesquisa, abordagens teórico-metodológicas.

ENW 749 – Informática Aplicada à Enfermagem

Evolução histórica. Funções e Anatomia do computador. Ambiente Windows. Editor de texto. Planilha Eletrônica. Software de apresentação. Internet. Questões éticas e legais.

ENM 735 - Metodologia do Ensino de Enfermagem

Organização dos conteúdos programáticos na área de Educação e da Saúde. Objetivos educacionais. Formação de especialistas: legislação do exercício e do ensino de Enfermagem. Métodos e técnicas de comunicação em saúde/educação. Procedimentos de ensino. Treinamento. Avaliação da prática educativa.

ENM 733 - Métodos Qualitativos de Pesquisa

Bases teóricas e filosóficas do estudo qualitativo. Entrevista, observação, uso de fotografia em pesquisa, autobiografia, estudo de caso. Procedimento anterior, simultâneo e posterior à coleta de dados. Validade e confiabilidadeem estudos qualitativos.

ENW 709 – Métodos e Técnicas em Pesquisa

Bases teóricas e metodologia na pesquisa de enfermagem. Projeto de pesquisa e etapas metodológicas. Tipos de pesquisa e métodos e técnicas. Fontes de dados - tipos, validade e fidedignidade. Procedimentos de coleta e tratamento de dados. Análise, interpretação e confiabilidade de resultados. Participação e consumo em/de pesquisas.

ENW 715 – O Saber da Enfermagem e suas Dimensões Teóricas e Práticas

Estudo da Enfermagem como saber e como prática: historicidade da enfermagem - crises evolutivas; enfermagem e saúde nos tempos modernos; ensino e serviço de enfermagem; recursos humanos, meios e processos de trabalho; o setor saúde e a sociedade brasileira; pesquisa e desenvolvimento tecnológico.

ENW 739 – Oficina de Análise Institucional, Práticas Artísticas e Produção do Conhecimento

A análise institucional. O trabalho de grupo nas pesquisas em enfermagem. As técnicas de criatividade e sensibilidade e as práticas artísticas na produção do conhecimento. Laboratório de técnicas criativas - espaço de pesquisa, cuidado e ensino para a enfermagem.

ENW 746 – Oficina de Elaboração de Tese

Seminário de análise e discussão do material referente ao processo de elaboração da dissertação com a participação do(s) orientador(es) e orientandos. Apreciação crítica da temática, da abordagem metodológica e do direcionamento da análise. Elaboração de artigo para publicação em periódico indexado indicado pelo orientador.

ENW 729 – Oficina de Texto

Trabalho coletivo de interpretação e produção de textos acadêmicos. Texto e inter-texto. Modelo interativo de leitura. A relação autor-leitor.

ENW 750 – Pensamento Contemporâneo de Enfermagem I

Do senso comum ao conhecimento científico. Correntes teórico-filosóficas. Positivismo, fenomenologia e materialismo histórico e dialético. O estruturalismo e seus desdobramentos. Abordagens teórico-metodológicas, quantitativas e qualitativas aplicadas à enfermagem. Análise crítica da produção científica de enfermagem.

ENI 7451 – Política e Problemática de Saúde da Mulher na Perspectiva Latino-americana

Saúde da mulher -políticas e programas na perspectiva latino-americana: a saúde da mulher em dados epidemiológicos, demográficos e sociais; modelos governamentais, normas, diretrizes de ação e conteúdos programáticos de saúde da mulher.

ENC 736 – Pragmática de Enfermagem Assistencial

Exposição de conhecimentos teóricos e desenvolvimento de atividades práticas sobre a dimensão de enfermagem no cuidado à saúde individual e coletiva. Abordagens sistemáticas e envolvimento com situações prioritárias em áreas de atuação específica. Desempenho de atividades assistenciais e educativas dentro do contexto real da demanda de clientes. Discussão sobre as possibilidades desses conhecimentos como conteúdo para o atendimento às demandas do cuidado de enfermagem. Propósito das intervenções de enfermagem - aspectos científicos e ético-legais.

ENW 728 – Práticas Alternativas de Saúde

As práticas naturais de saúde e a construção do saber científico e do saber comum: bases conceituais e epistemológicas. A emergência das práticas naturais de saúde e seus reflexos no saber e na prática da enfermagem. A intermediação de saberes nos diversos cenários do cuidado de enfermagem. Implantação e sistematização nas instituições de saúde. Implicações da aplicabilidade das práticas naturais de saúde para o cuidado de enfermagem.

ENI 747 – Problemas, Fontes e Métodos de Pesquisa em Saúde da Mulher

Panorama dos recursos sobre a história da mulher, a evolução das relações entre a mulher e a sociedade, apresentando suas principais questões teórico-metodológicas. A escolha dos diferentes métodos e fontes de pesquisa terá como referência os projetos de pesquisa dos mestrandos, de modo a propiciar bases metodológicas para desenvolverem pesquisa na área da saúde da mulher.

ENW 725 – Processos de Trabalho em Saúde

Interrelação saúde e trabalho. A evolução do trabalho no mundo. O trabalho de enfermagem. A organização e a análise do trabalho. Riscos do trabalho, biossegurança e ergonomia. A ética no trabalho. Política da saúde do trabalhador. O trabalho de grupos específicos. O trabalho e o meio ambiente. A subjetividade no trabalho. Tempo livre para o trabalho.

ENW 726 – Programa de Aperfeiçoamento Didático

Planejamento de ensino - fundamentos, etapas; estudo sobre os componentes básicos de um plano. Avaliação da aprendizagem - propósitos e funções da avaliação. Aspectos básicos do emprego de meios multi-sensoriais na situação do ensino de enfermagem.

ENC 740 – Reabilitação Psicossocial

Formação histórica da enfermagem psiquiátrica no Brasil. Análise compreensiva das tensões da assistência de saúde na instituição psiquiátrica. Estudo dos elos entre a teoria da escuta e da fala da pessoa com problema mental e o cotidiano do cuidado interdisciplinar com pacientes psiquiátricos. Discussão das questões da saúde como base para os estudos e pesquisas da área.

ENM 751 – Seminário de Chefia e Liderança em Enfermagem

Análise do papel de liderança dentro do programa de ensino de enfermagem e da participação entre grupos diversificados a nível local e contribuir para a excelência do potencial profissional na Universidade.

ENW 719 – Seminário de Enfermagem Assistencial com Ênfase no Cuidar/ Cuidado

Estuda tópicos e propostas de trabalho de Enfermagem Assistencial. Posição, papel e funções da Enfermagem nos cenários da prática. Teorias substantivas. Problemáticas da investigação do Cuidar e dos cuidados de Enfermagem. Apreciação crítica do cuidar e dos cuidados em seus vários cenários.

ENW 724 – Seminário de Temas Emergentes da Prática Profissional

A constituição do saber da enfermagem e a enfermagem como profissão na sociedade brasileira. As implicações práticas do saber da enfermagem nos modelos assistenciais. As implicações teórico-conceituais das propostas de pesquisa e sua articulação com os temas emergentes da prática profissional.

ENS 734 – Seminário sobre Epidemiologia Social

Epidemiologia Social. Princípios da investigação epidemiológica. Possibilidades da pesquisa epidemiológica no contexto da saúde e da enfermagem. Participação do enfermeiro na produção da investigação epidemiológica. O software Epi-Info (v.2003) como ferramenta na investigação epidemiológica.

ENW 738 – Subjetividade, Linguagem e Implicações na Pesquisa

Conhecimento básico das teorias lingüísticas, filosóficas e psico-sociológicas para aprofundar e precisar referenciais teóricos de pesquisa. Reconhecimento do lugar do pesquisador e sua relação com o meio social e com o objeto de estudo.

ENW 720 - Tópicos Especiais em Enfermagem

Estudo exploratório acerca do objeto de estudo da dissertação.Conhecimentos teóricos e atividades práticas sobre o exercício da enfermagem. Métodos de assistir, ensinar e pesquisar, desenvolvidos no campo da enfermagem.

UFRJ EEAN - Escola de Enfermagem Anna Nery
Desenvolvido por: TIC/UFRJ