Ações de Entensão - A Extensão caracteriza-se por vasta gama de ações e grande amplitude de demandas sociais a qe pode atender. Realiza-se através de programas, projetos, cursos, eventos e prestação deserviçoes. Tais ações são definidas como:

Programa Conjunto articulado de projetos e outras ações de extensão, preferencialmente de caráter multidisciplinar e integrado a atividades de pesquisa e de ensim]no. Tem caráter orgânico-institucional, integração no território e/ou grupos populacionais, clareza de diretrizes e orientação para um objetivo comum, sendo executado a médio e longo prazo.
Somente pode ser criado pela PR-5
Projeto de Extensão
Ação processual e contínua, de caráter educativo, social, cultural ou tecnológico, com objetivo específico e prazo determinado.
O projeto pode estar vinculado a um programa (forma preferencial) ou ser registrado como "projeto sem vínculo".
Curso de Extensão


Ação pedagógica, de caráter teórico e/ou prático, presencial ou a distância, planejada e organizada de modo sitemático, com carga horária mínima de 8 horas e critérios de avaliação definidos.
Obeservações:

  • Ações dessa natureza com menos de 8 horas devem ser classificadas como "evento".
  • Prestação de serviço realizada como curso. deve ser registrada como curso.
  • Curso rpesencial exige a presença do estudante durante toda a oferta de carga horária.
  • Curso de extensão a distância é caracterizado pela não-exegência da presença do aluno durante toda a oferta da carga; as atividades presenciais (sessões de esclarecimentos, orientação presencial, avaliação, etc) não devem ultrapassar 20% da carga horária total.
Evento
Ação que implica na apresentação e/ou exibição pública, livre ou com clientela específica, do conhecimento ou produto cultural, artístico, esportivo, cientiífico e tecnológico desenvolvido, conservado ou reconhecido pela Universidade.

Prestação de Serviços

Realização de trabalho oferecido pela IES ou contratado por terceiros (comunidade, empresa, orgão público, etc.); a prestação de serviçoes se caracteriza por intangibilidade, inseparabilidade processo/produto e não caracteriza resulta na posse de um bem.
Observações:
Quando a prestação de serviço é oferecida como curso ou projeto de extensão, deve ser registrada como tal (curso ou projeto).
Deve ser registrada a prestação de serviço realizada pelos hospitais; laboratórios; clínicas; psicologia; escritórios de direito, de atividades de propriedade intelectual, de direitos autorais; e atendimento ao público em espaços de cultura, ciência e tecnologia (museus, observatório, casa da ciência, dentre outros), seja de caráter permanente ou eventual.
Serviço eventual inclui: assessorias, consultorias, curadoria.

Produtos das AÇÕes de ExtensÃo

Caracterizam-se como a produção de publicidades e outros produtos acadêmicos decorrentes das ações de extensão, para difusão e divulgação cultural, científica ou tecnológica.
Inclui-se: livro, capítulo de livro, anais, manual, cartilha, jornal, boletim, revista, artigo, relatório técnico, produto audiovisual (ex.> filme, vídeo, DVD, CD-Rom), programas de rádio, programa de TV, aplicativo para software, jogo educativo, produto artístico (ex.: partitura, arranjo musical, gravura, texto teatral) e outros.

UFRJ EEAN - Escola de Enfermagem Anna Nery
Desenvolvido por: TIC/UFRJ