A Escola mantém convênio de assessoria, consultoria técnico-científica para a implantação de novos cursos de graduação e pós-graduação com diversas Escolas e Faculdades de Enfermagem do Brasil e do exterior.

A partir de 2000 foi dada a largada para a implementação do Programa de Pós-doutorado em História da Enfermagem, oferecido pelo Departamentos de Enfermagem Fundamental.

Na modalidade de Educação à Distância a EEAN participou do PROFAE, módulo Núcleo de Apoio Docente - NAD, junto a ENSP/FIOCRUZ, no curso de Especialização de Formação Pedagógica na Educação Profissional na área de Saúde: ENFERMAGEM, tendo concluído 166 alunos, agrupados em 03 Turmas, com a participação de 06 professoras da EEAN na perspectiva interdepartamental. Início em 2001 e término em 2005. O Programa foi financiado pela UNESCO/MEC e gerenciado pela ENSP/FIOCRUZ, recursos administrados pela FUJB.

Para incrementar a divulgação da produção científica gerada pelos enfermeiros pesquisadores brasileiros e o relato das experiências de ensino-aprendizagem, a instituição lançou, em 1997, a "Escola Anna Nery - Revista de Enfermagem". A revista desenvolve uma linha editorial essencialmente apoiada no ensino e na pesquisa em Enfermagem, com periodicidade quadrimestral, publicando em quatro anos de existência mais de 100 artigos e matérias sobre Enfermagem. É indexada na base de dados BIREME, LILACS e consta na base de dados MINERVA, BDEnf, dentre outras. Atualmente a Revista consta com Avaliação Pela CAPES como Qualis "C" INTERNACIONAL. Cabe ainda destacar, a ampliação de vagas, por meio da criação do Curso de Especialização na modalidade de Residência em Enfermagem aprovado em todos os colegiados competentes da EEAN , CCS e CEPG. Este curso tem como base atender a demanda reprimida principalmente do Rio de Janeiro onde a UFRJ, é a única Universidade pública a não oferecer este curso. Além disto a proposta foi elaborada de acordo com as Resoluções 02/2001 de CEPG, 01/2001 da Câmara do Ensino Superior do Conselho Nacional de Educação e 259/2001 do COFEN. A carga horária total desse curso é de 3600 horas com duração de dois anos contemplando inicialmente as seguintes Unidades Hospitalares da UFRJ: HESFA (10 vagas), HUCFF (20 vagas), IPPMG (07 vagas), IPUB (07 vagas); perfazendo um total de oferta de 44 vagas. É importante registrar que a proposta além da aprovação dos colegiados contou com a aprovação dos Diretores gerais das unidades hospitalares da UFRJ envolvidas, e no momento encontra-se no Departamento de Gestão de Trabalho e Educação em Saúde do MS para a aprovação da proposta pedagógica e das bolsas para as vagas referidas.