PROGRAMA CURRICULAR INTERDEPARTAMENTAL XIII
por
Vilma de Carvalho e Colaboradores
1. |
Coordenar, junto com os professores, o trabalho dos estudantes Juniores: |
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1.1. |
Aprazar reuniões com Estudantes Juniores para esclarecimento acerca das atividades desenvolvidas. |
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1.2. |
Elaborar atividades teóricas e/ou práticas e/ou teórico-práticas em conjunto com os professores e estudantes juniores. |
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1.3. |
Dinamizar a leitura de quadro de avisos. |
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1.4. |
Supervisionar as atividades do estudante júnior. |
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1.5. |
Elaborar e discutir os critérios de avaliação de estudante júnior de acordo com o propósito de cada PCI. |
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2. |
Estudar, propor e discutir com o professor do Programa Curricular Interdepartamental (PCI) uma escala de distribuição de trabalho entre os estudantes: |
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2.1. |
Aprazar reunião com os professores e estudantes (seniores e juniores) de cada PCI a fim de saber a programação e fazer visita ao local de estágio. |
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2.2. |
Enumerar os setores da instituição. |
2. |
Estudar, propor e discutir com o professor do Programa Curricular Interdepartamental (PCI) uma escala de distribuição de trabalho entre os estudantes: |
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2.3. |
Elaborar escala de distribuição de trabalho entre os estudantes juniores de acordo com os seguintes critérios.
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2.4. |
Elaborar o cronograma de atividades do seniorato correspondente ao PCI. |
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2.5. |
Propor modificações no fluxograma de atendimento quando necessário para economia de tempo e energia. |
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3. |
Conhecer os recursos utilizados no campo da prática: |
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3.1. |
Identificar as necessidades da clientela; |
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3.2. |
Verificar se já existe levantamento dos recursos da comunidade. |
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3.3. |
Localizar e utilizar os instrumentos administrativos da Instituição. |
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3.4. |
Verificar os recursos humanos disponíveis da Instituição. |
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4. |
Organizar o ambiente de trabalho com os estudantes dos PCIs: |
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4.1. |
Fazer o diagnóstico da situação antes da chegada do estudante júnior. |
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4.2. |
Fazer previsão e provisão de material necessário. |
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4.3. |
Proporcionar junto com o estudante júnior um ambiente terapêutico adequado ao desenvolvimento das atividades. |
5. |
Elaborar e/ou rever rotinas e procedimentos dos setores de atuação: |
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5.1. |
Tomar conhecimento das rotinas do setor. |
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5.2. |
Verificar se o trabalho executado está de acordo com as normas e rotinas do setor. |
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5.3. |
Atualizar junto com os estudantes juniores as rotinas defasadas. |
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5.4. |
Verificar necessidades de treinamento. |
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5.5. |
Elaborar rotinas para o(s) setor(es) que não a(s) possue(m), adequando-a(s) às suas necessidades. |
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5.6. |
Orientar os funcionários quanto à rotina criada. |
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6. |
Contribuir na avaliação do desempenho dos estudantes juniores: |
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6.1. |
Fornecer informações sobre o desempenho do estudante júnior, quando solicitado pelos professores. |
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6.2. |
Acompanhar o desenvolvimento do estudante júnior através da supervisão direta e indireta. |
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6.3. |
Fazer avaliações periódicas das necessidades de orientação clínica. |
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6.4. |
Participar na avaliação do estudante júnior esclarecendo-o quanto aos critérios usados para sua avaliação pelo estudante sênior. |
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6.5. |
Registrar observações nas fichas de avaliação dos estudantes juniores. |
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7. |
Enfatizar a importância da assistência estar voltada para a satisfação das necessidades humanas básicas: |
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7.1. |
Orientar o estudante júnior na observação dos aspectos bio-psico-sócio-espiritual do Ser humano. |
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7.2. |
Orientar o estudante júnior da importância do apoio emocional na prevenção, manutenção e recuperação da saúde. |
8. |
Observar o desenvolvimento do trabalho dos estudantes juniores e orientar nas dificuldades apresentadas: |
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8.1. |
Orientar os estudantes juniores sobre o trabalho a ser desenvolvido no setor. |
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8.2. |
Detectar as dificuldades do estudante júnior quanto à assimilação de novos conhecimentos e procedimentos. |
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8.3. |
Identificar situações de menor e maior complexidade e orientar nas dificuldades apresentadas. |
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8.4. |
Observar conduta do estudante júnior frente às situações emergentes e situações rotineiras, auxiliando-o em seu desempenho quando necessário. |
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8.5. |
Discutir com os estudantes juniores e os professores os problemas apresentados. |
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8.6. |
Indicar bibliografias. |
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8.7. |
Orientar os estudantes juniores em grupo ou individualmente acerca de suas dificuldades. |
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8.8. |
Observar interação dos estudantes juniores com os pacientes e com funcionários e a resposta do paciente à assistência. |
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9. |
Assistir supletivamente a clientela, naquelas atividades cujo grau de complexidade ultrapassa as possibilidades do estudante júnior. |
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9.1. |
Fazer diagnóstico da situação. |
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9.2. |
Avaliar a capacidade do estudante júnior em assumir a situação. |
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9.3. |
Planejar juntamente com o estudante júnior o desenvolvimento dessas atividades. |
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9.4. |
Auxiliar os estudantes juniores nas atividades em que o mesmo não tiver domínio e segurança. |
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9.5. |
Demonstrar o procedimento em caso de maior complexidade, havendo solicitação de estudante júnior. |
10. |
Desenvolver ensino clínico e aula teórico-prática junto com o professor, para o estudante júnior: |
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10.1. |
Identificar situações que necessitam de ensino clínico. |
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10.2. |
Providenciar material (áudio-visual e bibliográfico) para facilitar o aprendizado e o estudante júnior. |
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10.3. |
Discutir o plano de aula e aprazar o ensino com o professor do PCI. |
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10.4. |
Discutir com o professor e estudante júnior métodos alternativos para sanar as deficiências na prática. |
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11. |
Ajudar os estudantes juniores na identificação e resolução de problemas prioritários do serviço: |
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11.1. |
Discutir com os estudantes juniores a hierarquização dos problemas. |
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11.2. |
Estimular os estudantes juniores à observação, a fim de detectar os problemas de serviço. |
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11.3. |
Estudar, elaborar e propor com os estudantes juniores e professores soluções a curto, médio e longo prazo. |
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11.4. |
Selecionar atividades de treinamento que possam atender as deficiências apresentadas. |
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11.5. |
Elaborar programa de treinamento que possam atender as deficiências apresentadas. |
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11.6. |
Participar da execução e avaliação do programa de treinamento com o estudante júnior. |
12. |
Elaborar e submeter à apreciação dos professores dos PCIs XIII projetos especiais a nível administrativo, educacional e de pesquisa: |
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12.1. |
Identificar problemas e solucionar um. |
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12.2. |
Discutir com os professores a escolha do problema. |
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12.3. |
Elaborar projeto a partir da identificação. |
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12.4. |
Estudar a possibilidade e aplicação do projeto. |
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12.5. |
Elaborar relatório de pesquisa. |