COMPETÊNCIAS A SEREM ALCANÇADAS PELOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM DA EEAN/UFRJ
por
Vilma de Carvalho e Colaboradoras
DOCUMENTO 1
PERFIL DO ESTUDANTE DE ENFERMAGEM AO TÉRMINO
DO CICLO PRÉ-PROFISSIONAL (BÁSICO)
- Perceber que o direito que toda pessoa tem à saúde implica o direito de receber adequada assistência de profissionais de saúde.
- Analisar a inter-relação dos fatores físicos, psíquicos, sociais e ambientais na saúde individual e coletiva.
- Reconhecer que a equipe de saúde é responsável pela melhoria do nível de saúde das coletividades.
- Aplicar a metodologia científica para a resolução de situações que envolvem ajuda a grupos da comunidade.
- Colaborar na tomada de decisões com base na utilização do método de resolução de problemas.
- Reconhecer a necessidade de assumir atitude responsável frente aos valores da Escola, da Universidade e das Associações de Classe.
- Participar da equipe de trabalho de coletividades sadias.
- Comunicar-se de modo a estabelecer relações interpessoais produtivas.
DOCUMENTO 2
PERFIL DO ESTUDANTE DE ENFERMAGEM AO TÉRMINO
DO CURSO DE GRADUAÇÃO
- Evidenciar condutas coerentes com o princípio de que o direito que toda pessoa tem à saúde implica o direito de receber adequada assistência de enfermagem.
- Avaliar a inter-relação dos fatores físicos, psíquicos, sociais e ambientais na saúde individual e coletiva.
- Manifestar atitudes que revelem a convicção de que como membro da equipe de saúde, a enfermeira é responsável pela melhoria do nível de saúde da população.
- Desenvolver o processo de enfermagem nas situações que envolvem ajuda a indivíduos, família, outros grupos da comunidade e à comunidade como um todo.
- Tomar decisões com base na utilização do método de resolução de problemas.
- Assumir atitude responsável frente aos fins e aos valores da Escola, da Universidade e das Associações de Classe.
- Participar de equipe micro-regional de saúde.
- Estabelecer relações interpessoais produtivas.
PROJETO PARA APLICAÇÃO DE UMA NOVA METODOLOGIA AO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
CICLO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM
por
Vilma de Carvalho e Colaboradoras
Competências a serem alcançadas pelos Estudantes de
Enfermagem da Escola de Enfermagem Ana Néri
Perfil do Estudante de Enfermagem ao Término do Curso de Graduação
- Evidenciar condutas coerentes com o princípio de que o direito que toda pessoa tem à saúde implica no direito de receber adequada assistência de Enfermagem.
- Avaliar a inter-relação dos fatores físicos, psíquicos, sociais e ambientais na saúde individual e coletiva.
- Manifestar atitudes que revelam a convicção de que como membro da equipe de saúde individual e coletiva.
- Desenvolver o processo de enfermagem nas situações que envolvem ajuda a indivíduos, famílias, outros grupos da comunidade e à comunidade como um todo.
- Tomar decisões com base na utilização do método de resolução de problemas.
- Assumir atitude responsável frente aos fins e aos valores da Escola, da Universidade e das Associações de Classe.
- Participar de equipe micro-regional de saúde.
- Estabelecer relações interpessoais produtivas.
- Evidenciar condutas coerentes com o princípio de que o direito que toda pessoa tem à saúde implica no direito de receber adequada assistência de enfermagem.
- Prestar serviços profissionais voluntários sempre que a situação assim o exija quer, dentro, quer fora do serviço de saúde;
- Utilizar os resultados da pesquisa científica na assistência de enfermagem;
- Interpretar as necessidades de um serviço de enfermagem para prestação de uma assistência adequada à clientela;
- Mobilizar os recursos humanos de várias procedências (como familiares, acompanhantes, voluntários ou não e estudantes) para a extensão e melhoria da assistência;
- Reconhecer que o exercício de enfermagem exige disciplina intelectual, estudo sistemático e o domínio de conhecimentos e habilidades próprias;
- Reconhecer o direito de autodeterminação, em questões de saúde que têm as pessoas, os grupos e as comunidades;
- Participar da mobilização na família ou de outros grupos da comunidade, para a identificação de problemas, escolha de soluções alternativas e implementação da assistência;
- Reconhecer a obrigação do enfermeiro, exercer ação supletiva em situação de urgência, quando a vida do paciente se encontra em risco e até que seja assegurada a assistência pertinente ao caso.
- Avaliar a inter-relação dos fatores físicos, psíquicos, sociais e ambientais na saúde individual e coletiva.
- Correlacionar a história natural nas doenças com a importância que têm no panorama sanitário do país;
- Analisar os fatores condicionantes da realidade brasileira, relativos à problemática de saúde, situando-se no contexto de cada região;
- Analisar os fatores que influenciam na adaptação dos organismos vivos ao seu ecossistema, frente aos fenômenos de desequilíbrio;
- Reconhecer as respostas do ser humano às condições fisiológicas, compensatórias e patológicas;
- Reconhecer a importância das emoções para o estado de saúde do indivíduo;
- Verificar as condições de uma instituição relativa à saúde indicando as medidas necessárias para a prevenção da disseminação das infecções (em coletividade na comunidade);
- Reconhecer situações nas quais a tomada de decisões de uma pessoa está fortemente influenciada por suas emoções.
- Manifestar atitudes que revelem a convicção de que como membro da equipe de saúde, a enfermeira é responsável pela melhoria do nível de saúde da população.
- Interpretar o papel do enfermeiro e o de cada membro da equipe de saúde;
- Reconhecer que o engajamento precoce de doentes e estudantes nos programas do serviço de saúde é necessário a uma adequada formação profissional e ao aperfeiçoamento dos serviços de saúde;
- Reconhecer que o papel dos profissionais de saúde é continuamente redefinido em função das mudanças da realidade social;
- Manifestar atitude de cooperação à criação de condições que facilitem às comunidades se beneficiarem dos cursos das ciências da saúde;
- Identificar entre várias situações-problema os que devem ser solucionados por ações individuais e coletivas;
- Participar de (elaboração, execução do relatório final) pesquisas multiprofissionais;
- Participar das atividades de orientação, ensino e supervisão de estudantes;
- Divulgar informações que possam contribuir para a melhoria do nível de saúde individual e coletiva;
- Evidenciar hábitos de estudo independente que lhe permitam manter-se atualizado.
- Desenvolver o processo de enfermagem nas situações que envolvem ajuda a indivíduos, famílias, outros grupos da comunidade e à comunidade como um todo.
- Comunicar-se, utilizando terminologia específica da enfermagem e de ciências afins;
- Utilizar os recursos da tecnologia na assistência à clientela, de modo a que não venha a desumanizar a relação enfermeiro-paciente;
- Visitar clientes no domicílio, na escola e no local de trabalho;
- Dar consultas de enfermagem;
- Orientar grupos de clientes com interesse comuns à saúde;
- Prestar assistência primária de saúde, solicitar exames de rotina e prescrever medicamentos, segundo normas estabelecidas em programas de saúde;
- Prevenir incapacidades;
- Contribuir na correção de incapacidades;
- Encaminhar a especialistas indivíduos que necessitem corrigir incapacidades;
- Manter um ambiente favorável à satisfação das necessidades básicas do Ser humano, e estimular o desenvolvimento de suas capacidades físicas, mentais, emocionais, sociais e espirituais;
- Proceder à coleta de dados e aos registros necessários ao desenvolvimento do processo de enfermagem;
- Utilizar criativamente os resultados da observação sistematizada para resolução de situações-problema;
- Executar os procedimentos de enfermagem com os níveis de desempenho esperados e de acordo com a sua natureza;
- Avaliar o estado de saúde de pessoas com diversos tipos de problemas de adaptação;
- Prescrever cuidados de enfermagem;
- Diagnosticar o trabalho de parto e assistir o parto normal;
- Prestar cuidados mediatos e imediatos ao recém-nascido;
- Prestar cuidados de higiene corporal e conforto físico;
- Promover ótima atividade física e mental;
- Prevenir infecções, acidentes, injúrias ou outros traumatismos;
- Dar apoio emocional e assistência religiosa;
- Preparar clientes para tratamentos médicos, cirúrgicos e outros;
- Correlacionar os princípios científicos às necessidades básicas do Ser humano;
- Avaliar os cuidados de enfermagem prestados.
- Tomar decisões com base na utilização do método de resolução de problemas.
- Indicar as possíveis fontes de consulta para o estudo de uma situação específica;
- Empregar o método estatístico para dimensionar problemas;
- Evidenciar atitudes inquisitivas;
- Reconhecer os problemas individuais de saúde que merecem prioridade no atendimento, e por qual membro da equipe multi-profissional deverá ser atendido;
- Desenvolver projetos de pesquisa para resolução de problemas de serviço;
- Exemplificar em que sentido o todo é mais do que o somatório de suas partes;
- Indicar os principais fatos de uma dada situação, descrevendo suas interrelações;
- Ponderar as vantagens e desvantagens de determinadas medidas para solução de um dado problema;
- Deliberar o melhor tratamento a ser dado a um determinado problema;
- Enunciar uma questão que defina determinado problema.
- Reavaliar determinada situação para ajustamento das medidas indicadas ou para correção das distorções na aplicação.
- Assumir atitude responsável aos fins e aos valores da Escola, da Universidade e das Associações de Classe.
- Explicar a situação e as tendências atuais da enfermagem na sociedade brasileira com base em fatos históricos;
- Respeitar e fazer respeitar os códigos de Ética e de Deontologia da Enfermagem;
- Reconhecer a responsabilidade pessoal de retribuir à sociedade o ônus de sua formação profissional;
- Colaborar com os departamentos da Escola no desenvolvimento de suas atividades didático-pedagógicas;
- Pertencer à associação cultural de classe;
- Interpretar os objetivos das associações de classe;
- Participar das atividades científico-culturais desenvolvidas pela Escola, pela Universidade e pelas instituições profissionais;
- Participar da escolha dos representantes junto aos órgãos deliberativos colegiados;
- Usar do direito da representação nos órgãos colegiados;
- Empenhar-se para que o grupo alcance os objetivos a que se propõem;
- Reconhecer as responsabilidades da Universidade para com o desenvolvimento e o processo da comunidade;
- Explicar os valores éticos através da história e da filosofia.
- Participar da equipe micro-regional de saúde.
- Planejar serviços de enfermagem de pequeno porte;
- Organizar serviços de enfermagem de pequeno porte;
- Chefiar serviços de enfermagem de pequeno porte;
- Propor atribuições para os membros da equipe de saúde de acordo com as características de um dado serviço;
- Participar da elaboração do programa de trabalho de um serviço de saúde;
- Elaborar programa de trabalho para um serviço de enfermagem de pequeno porte;
- Distribuir as atividades de serviço de enfermagem entre os vários componentes da equipe, de acordo com a complexidade das tarefas e o nível de competência do pessoal;
- Coordenar programas de imunização e o trabalho de campo de outros programas;
- Elaborar rotinas de funcionamento para os diversos setores de atividades de serviços de enfermagem;
- Avaliar o cumprimento das metas propostas no programa global de saúde no programa de um serviço de enfermagem;
- Colaborar na articulação do serviço de enfermagem com os demais setores de serviço de saúde e com outras instituições, de modo a promover a melhor utilização dos recursos da comunidade;
- Avaliar o desempenho do pessoal de enfermagem na execução de tarefas que lhes são próprias, de acordo com os procedimentos adotados pelo serviço;
- Identificar desvios de função do pessoal de enfermagem;
- Desenvolver as capacidades esperadas da equipe de enfermagem, através de atividades educativas;
- Identificar problemas de ajustamento de membros da equipe de enfermagem, fazer orientação e aconselhamento;
- Prever os recursos necessários à execução das ações de enfermagem;
- Interpretar as normas e rotinas adotadas por um serviço de enfermagem;
- Proceder à documentação de enfermagem necessária à auditoria, à avaliação e à pesquisa;
- Elaborar relatório diário e participar de elaboração dos relatórios mensais e anuais do serviço de enfermagem;
- Distribuir o espaço físico da unidade pelos diversos setores de atividades, de acordo com a circulação de pessoal, com os equipamentos, materiais e instalações a serem utilizadas;
- Participar de reuniões e/ou coordená-las;
- Grupar a clientela de acordo com o grau de dependência do serviço de enfermagem.
- Estabelecer relações interpessoais produtivas.
- Identificar e aceitar expressões, sentimentos e reações positivas e negativas;
- Manter efetiva comunicação verbal;
- Empreender a busca de autoconhecimento e dos meios que facilitem a consecução de seu nível ótimo de desenvolvimento;
- Trabalhar produtivamente em equipe intra e interprofissional;
- Utilizar a técnica e a arte da entrevista como instrumento básico de trabalho;
- Avaliar sistematicamente o seu desempenho;
- Estabelecer relações de cooperação enfermeiro-paciente;
- Estabelecer boas relações interpessoais com a clientela, os colegas, os professores, os servidores e demais pessoas.