SR-1 |
FORMULÁRIO CEG-03 |
CENTRO: DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS |
Folha n0: |
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1 – NOME |
2 – CÓDIGO |
3 – IDENTIFICAÇÃO |
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ANTROPOLOGIA CULTURAL |
FCA218 |
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4 – Carga Horária por Período: |
5 – CRÉDITOS: |
6 – REQUISITOS: |
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T: 60 P: 00 T + P: 60 |
4,0 |
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7 – CARACTERÍSTICAS DAS AULAS PRÁTICAS: |
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Aulas de preleção intercaladas com exercícios práticos, discussão em grupo de temas que podem ser aplicados no cotidiano dos acadêmicos de enfermagem. |
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8 – CURSOS PARA OS QUAIS É OFERECIDA: |
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ENFERMAGEM E OBSTETRÍCIA |
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9 – OBJETIVOS GERAIS DA DISCIPLINA: |
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Levar ao aluno discussões e reflexões acerca do processo de transformação da natureza e o excedente econômico; da sociedade tribal e escravista. Reflexões sobre ideologia e cultura popular. Movimentos sociais e urbanos. |
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10 – EMENTA: |
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Antropologia como campo de conhecimento. A Antropologia e as demais ciências sociais. Sistematização de conteúdos que expressam a evolução historicamente contextualizada da produção e manifestação dos componentes sócio-culturais, econômicos e políticos decorrentes da antropogênese do processo civilizatório. |
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11 – BIBLIOGRAFIA: |
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BÔAS, F. As limitações do método comparativo em Antropologia. |
SR-1 |
FORMULÁRIO CEG-03 |
CENTRO: DE CIÊNCIAS DA SAÚDE |
Folha n0: |
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1 – NOME |
2 – CÓDIGO |
3 – IDENTIFICAÇÃO |
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MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA E |
IMW239 |
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4 – Carga Horária por Período: |
5 – CRÉDITOS: |
6 – REQUISITOS: |
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T: 90 P: 90 T + P: 180 |
9,0 |
BMQ121 (P) |
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7 – CARACTERÍSTICAS DAS AULAS PRÁTICAS: |
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Esterilização e controle bacteriológico do ambiente. Bacteriologia: cocos, patogênicos, neisserias, enterobactérias, micobactérias, anaeróbios, espiroquetas, zooneses, colheita de material para exame bacteriológico; diagnóstico laboratorial. |
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8 – CURSOS PARA OS QUAIS É OFERECIDA: |
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ENFERMAGEM E OBSTETRÍCIA |
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9 – OBJETIVOS GERAIS DA DISCIPLINA: |
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Identificar as situações de aplicação dos tópicos de microbiologia e imunologia na vida prática do futuro enfermeiro. |
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10 – EMENTA: |
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Ministrados conhecimentos teóricos e práticos sobre mecanismos específicos e inespecíficos de defesa do organismo – reações imunológicas e virais. Patogenicidade. Técnicas e processos de assepsias no trabalho com microrganismo do ambiente. |
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11 – BIBLIOGRAFIA: |
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GRABULSI, L. R. Microbiologia. RJ: Atheneu, 1986. |
SR-1 |
FORMULÁRIO CEG-03 |
CENTRO: DE CIÊNCIAS DA SAÚDE |
Folha n0: |
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1 – NOME |
2 – CÓDIGO |
3 – IDENTIFICAÇÃO |
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NUTRIÇÃO APLICADA À ENFERMAGEM |
INN230 |
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4 – Carga Horária por Período: |
5 – CRÉDITOS: |
6 – REQUISITOS: |
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T: 60 P: 00 T + P: 60 |
4,0 |
FMP214 (C) BMQ121 (P) |
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7 – CARACTERÍSTICAS DAS AULAS PRÁTICAS: |
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8 – CURSOS PARA OS QUAIS É OFERECIDA: |
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ENFERMAGEM E OBSTETRÍCIA |
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9 – OBJETIVOS GERAIS DA DISCIPLINA: |
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Oferecer condições dos estudantes de enfermagem em reconhecer a importância dos alimentos e identificá-los como fonte de nutrientes. Proporcionar aos estudantes condições de fazer substituição de alimentos sem prejuízo de nutrientes em função do custo e da realidade brasileira. Oferecer condições para o aluno desenvolver uma visão crítica da nutrição dentro de nossa realidade sócio-econômica. |
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10 – EMENTA: |
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Reconhecimento dos alimentos como fonte de nutrientes por faixa etária: sua importância, assim como, visão crítica da nutrição dentro de nossa realidade. Identificar através do diagnóstico, exame físico e laboratorial, condições sócio-econômica, anamnese alimentar a dieta adequada para o cliente. |
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11 – BIBLIOGRAFIA: |
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CHAVES, N. Nutrição básica e aplicada. RJ: Guanabara Koogan, s.d. |
SR-1 |
FORMULÁRIO CEG-03 |
CENTRO: DE CIÊNCIAS DA SAÚDE |
Folha n0: |
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1 – NOME |
2 – CÓDIGO |
3 – IDENTIFICAÇÃO |
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PROCESSOS PATOLÓGICOS GERAIS |
FMP214 |
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4 – Carga Horária por Período: |
5 – CRÉDITOS: |
6 – REQUISITOS: |
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T: 30 P: 00 T + P: 30 |
2,0 |
BMA125 (P) BMH123 (P) |
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7 – CARACTERÍSTICAS DAS AULAS PRÁTICAS: |
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Aulas de prelação na Sala de Patologia do HUCFF, a seguir, acadêmicos vão observar peças e/ou microscópios. Descrever peças e/ou lâminas analisando e comparando com a teoria. |
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8 – CURSOS PARA OS QUAIS É OFERECIDA: |
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ENFERMAGEM E OBSTETRÍCIA |
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9 – OBJETIVOS GERAIS DA DISCIPLINA: |
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Informar a respeito das alterações anatômicas e funcionais resultantes da interação entre organismo humano e agentes agressores de diversas naturezas. |
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10 – EMENTA: |
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Conceito de saúde e doença. Síntese da história da medicina e da patologia celular e celular-molecular. A célula normal. Alterações da célula e de suas estruturas elementares. Mecanismo de integração intercelular. Mecanismos de defesa. Agressão e resposta à agressão. Agressões biológicas, químicas e físicas. Causas da doença. Principais doenças do homem. Sensibilidade. O homem bio-psico-social. |
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11 – BIBLIOGRAFIA: |
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DE PAOLA, D. Mecanismos Básicos de Doença. RJ: Atheneu, 1977. |
SR-1 |
FORMULÁRIO CEG-03 |
CENTRO: DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS |
Folha n0: |
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1 – NOME |
2 – CÓDIGO |
3 – IDENTIFICAÇÃO |
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INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA |
FCB113 |
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4 – Carga Horária por Período: |
5 – CRÉDITOS: |
6 – REQUISITOS: |
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T: 60 P: 00 T + P: 60 |
4,0 |
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7 – CARACTERÍSTICAS DAS AULAS PRÁTICAS: |
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Textos para leitura e discussão em grupo. Seminário – apresentação dos alunos (grupos), proporcionar debates. Fórum. |
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8 – CURSOS PARA OS QUAIS É OFERECIDA: |
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ENFERMAGEM E OBSTETRÍCIA |
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9 – OBJETIVOS GERAIS DA DISCIPLINA: |
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Proporcionar elementos e condições para a reflexão sobre a herança cultural. Desenvolver a capacidade de análise crítica no que diz respeito à sociedade moderna e as transformações sócio-econômicas, políticas e culturais. |
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10 – EMENTA: |
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A problemática das ciências sociais: a questão do método da objetividade e subjetividade, na sociedade, a noção de totalidade, a interdisciplinaridade. A emergência do pensamento sociológico. Introdução aos clássicos da sociologia. Mary, Weber e Durkein. Conceitos de sociologia. |
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11 – BIBLIOGRAFIA: |
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DURKEIM, E. Educação e Sociedade. SP: Melhoramentos, 1985. |
SR-1 |
FORMULÁRIO CEG-03 |
CENTRO: DE CIÊNCIAS DA SAÚDE |
Folha n0: |
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1 – NOME |
2 – CÓDIGO |
3 – IDENTIFICAÇÃO |
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A SAÚDE DAS PESSOAS QUE TRABALHAM |
ENW231 |
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4 – Carga Horária por Período: |
5 – CRÉDITOS: |
6 – REQUISITOS: |
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T: 30 P: 30 T + P: 60 |
3,0 |
ENW121 (P) |
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7 – CARACTERÍSTICAS DAS AULAS PRÁTICAS: |
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Dramatização – reuniões simuladas e discussão sobre situações em locais de trabalho. Execução de procedimentos básicos para a proteção da saúde. Exercício de habilidades para o diagnóstico de saúde com supervisão técnica de trabalho individual e em grupo. |
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8 – CURSOS PARA OS QUAIS É OFERECIDA: |
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ENFERMAGEM E OBSTETRÍCIA |
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9 – OBJETIVOS GERAIS DA DISCIPLINA: |
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Analisar a inter-relação dos fatores físicos, psíquicos, sociais e ambientais na saúde do trabalhador. Identificar as necessidades do trabalhador face ao direito à saúde e à assistência adequada. Colaborar na tomada de decisão com base na aplicação da metodologia científica. Reconhecer que a equipe de saúde é responsável pela melhoria do nível de saúde da coletividade. |
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10 – EMENTA: |
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Segurança e condição de trabalho. Necessidades pessoais e direito do trabalhador. A mulher na força de trabalho. Saúde mental nas situações de trabalho. Diagnóstico simplificado de coletividade assistida. Medidas epidemiológicas preventivas e de promoção da saúde. Implementação e avaliação de programas assistenciais. A participação da enfermeira na Previdência Social. |
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11 – BIBLIOGRAFIA: |
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AGERAMI, V.A. Crise, trabalho e saúde mental. São Paulo: Cortez, 1986. |
SR-1 |
FORMULÁRIO CEG-03 |
CENTRO: DE CIÊNCIAS DA SAÚDE |
Folha n0: |
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1 – NOME |
2 – CÓDIGO |
3 – IDENTIFICAÇÃO |
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TRABALHO DE CAMPO III |
ENWU03 |
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4 – Carga Horária por Período: |
5 – CRÉDITOS: |
6 – REQUISITOS: |
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T: 00 P: 90 T + P: 90 |
2,0 |
ENWU02 (P) |
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7 – CARACTERÍSTICAS DAS AULAS PRÁTICAS: |
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Dinâmica de grupo sobre metodologia de resolução de problemas. Exercícios de habilidades para execução do exame físico do trabalhador. Instrução sobre técnicas de comunicação na empresa. Preparo de instrumentos áudio-visual para palestras. Instrução sobre o Programa de Saúde do Trabalhador. Instrução sobre papéis da equipe de trabalho na empresa. Orientação sobre a empresa como campo de prática – implicações quanto ao papel do estudante da área de saúde. |
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8 – CURSOS PARA OS QUAIS É OFERECIDA: |
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ENFERMAGEM E OBSTETRÍCIA |
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9 – OBJETIVOS GERAIS DA DISCIPLINA: |
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Apresentar em grupo um programa de trabalho para a saúde na empresa. Adquirir conhecimentos para ajudar o trabalhador a resolver seus problemas de saúde. Demonstrar competência na prática do exame físico e de técnicas básicas para a saúde do trabalhador. Adquirir habilidades apropriadas ao trabalho com grupos – empregados e empregadores. |
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10 – EMENTA: |
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Reuniões e entrevistas com empregadores e trabalhadores. Prática de exame físico simplificado. Diagnóstico de saúde da situação dos trabalhadores. Intervenções – vacinas, coleta de material, palestras e outras medidas de proteção à saúde. Avaliação da ajuda prestada. |
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11 – BIBLIOGRAFIA: |
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ISAAC, Mielnik. Higiene mental do trabalho. POA: Artes Médicas, 1976. |
SR-1 |
FORMULÁRIO CEG-03 |
CENTRO: DE CIÊNCIAS DA SAÚDE |
Folha n0: |
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1 – NOME |
2 – CÓDIGO |
3 – IDENTIFICAÇÃO |
|||||
DIAGNÓSTICO SIMPLIFICADO DE SAÚDE III |
ENWX03 |
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4 – Carga Horária por Período: |
5 – CRÉDITOS: |
6 – REQUISITOS: |
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Variável – mínimo de 30 horas. |
0,0 |
ENWX02 (P) |
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7 – CARACTERÍSTICAS DAS AULAS PRÁTICAS: |
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Discussão em grupo sobre metodologia científica para estudo dos problemas da situação de saúde na empresa. Instrução de reforço sobre instrumentos e métodos utilizados na investigação. Orientação sobre elaboração de anteprojetos de estudo. Instrução sobre apreciação e crítica de dados. Orientação sobre apresentação de relatório. |
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8 – CURSOS PARA OS QUAIS É OFERECIDA: |
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ENFERMAGEM E OBSTETRÍCIA |
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9 – OBJETIVOS GERAIS DA DISCIPLINA: |
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Adquirir habilidades na aplicação da metodologia científica. Demonstrar habilidades na elaboração de instrumentos e na classificação de dados. Discutir em grupo os problemas identificados. Apresentar relatório sobre estudo dos problemas e/ou dificuldades da situação da clientela assistida. |
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10 – EMENTA: |
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Estudo de problemas evidenciados no diagnóstico da coletividade assistida (trabalhadores). Classificação e análise de dados coletados. Proposta de solução e/ou encaminhamento. Apresentação de relatório e discussão de resultados. |
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11 – BIBLIOGRAFIA: |
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ASTIVERA, Armando. Metodologia da Pesquisa Científica. 7a ed. POA: Globo, 1983. |