SR-1 |
FORMULÁRIO CEG-03 |
CENTRO: DE CIÊNCIAS DA SAÚDE |
Folha n0: |
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1 – NOME |
2 – CÓDIGO |
3 – IDENTIFICAÇÃO |
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FONTES PARA A HISTÓRIA DA ENFERMAGEM |
ENWK02 |
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4 – Carga Horária por Período: |
5 – CRÉDITOS: |
6 – REQUISITOS: |
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T: 15 P: 00 T + P: 15 |
1,0 |
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7 – CARACTERÍSTICAS DAS AULAS PRÁTICAS: |
|||||||
Levar aos alunos frente ao controle e documentação histórica (CPDOC), manusear fontes primárias e secundárias da história de enfermagem. |
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8 – CURSOS PARA OS QUAIS É OFERECIDA: |
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ENFERMAGEM E OBSTETRÍCIA |
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9 – OBJETIVOS GERAIS DA DISCIPLINA: |
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Levar as(os) acadêmicas(os) a manusear e preservar os documentos que formaram a concepção da história de enfermagem. |
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10 – EMENTA: |
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Constará de atividades a serem desenvolvidas no Centro de Documentação e Pesquisa da EEAN/UFRJ. Sensibilizar o graduando para uma política de preservação documental. Fontes primárias e secundárias no estudo da história da enfermagem. |
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11 – BIBLIOGRAFIA: |
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BAPTISTA, Suely de Souza. A luta por um espaço na Universidade. O caso da Escola de Enfermagem Anna Nery. Tese (Doutorado) EEAN/UFRJ, 1995. |
SR-1 |
FORMULÁRIO CEG-03 |
CENTRO: DE CIÊNCIAS DA SAÚDE |
Folha n0: |
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1 – NOME |
2 – CÓDIGO |
3 – IDENTIFICAÇÃO |
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ESTUDOS DE HISTÓRIA DA ENFERMAGEM |
ENWK01 |
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4 – Carga Horária por Período: |
5 – CRÉDITOS: |
6 – REQUISITOS: |
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T: 15 P: 00 T + P: 15 |
1,0 |
||||||
7 – CARACTERÍSTICAS DAS AULAS PRÁTICAS: |
|||||||
Expositivas, apresentação de produção científica, busca de fontes primárias. |
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8 – CURSOS PARA OS QUAIS É OFERECIDA: |
|||||||
ENFERMAGEM E OBSTETRÍCIA |
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9 – OBJETIVOS GERAIS DA DISCIPLINA: |
|||||||
Levar o estudante a conhecer a evolução histórica da enfermagem. Propiciar questionamentos sobre os aspectos passados interligando com os atuais. |
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10 – EMENTA: |
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O modelo Nightingale. A implantação da enfermagem moderna no Brasil, determinantes sociais, políticos e econômicos. Planejamento e implantação dos serviços de enfermagem nos hospitais modernos, com ênfase nas especialidades. |
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11 – BIBLIOGRAFIA: |
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SR-1 |
FORMULÁRIO CEG-03 |
CENTRO: DE CIÊNCIAS DA SAÚDE |
Folha n0: |
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1 – NOME |
2 – CÓDIGO |
3 – IDENTIFICAÇÃO |
|||||
DEONTOLOGIA DA ENFERMAGEM |
ENM472 |
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4 – Carga Horária por Período: |
5 – CRÉDITOS: |
6 – REQUISITOS: |
|||||
T: 15 P: 00 T + P: 15 |
1,0 |
ENM362 (P) |
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7 – CARACTERÍSTICAS DAS AULAS PRÁTICAS: |
|||||||
Aulas expositivas, estudo individualizado na biblioteca para os seminários e debates. |
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8 – CURSOS PARA OS QUAIS É OFERECIDA: |
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ENFERMAGEM E OBSTETRÍCIA |
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9 – OBJETIVOS GERAIS DA DISCIPLINA: |
|||||||
Adquirir segurança ética nas situações da vida profissional. Interpretar o código de Deontologia da Enfermagem. |
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10 – EMENTA: |
|||||||
Estudo crítico da formação de atitudes e valores éticos e a influência no ensino, na prática e na pesquisa de enfermagem. Situações de vida e de morte, atuação junto ao paciente terminal. |
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11 – BIBLIOGRAFIA: |
|||||||
COFEn/COREn. Código de Deontologia da Enfermagem. Rio de Janeiro, 1994. |
SR-1 |
FORMULÁRIO CEG-03 |
CENTRO: DE CIÊNCIAS DA SAÚDE |
Folha n0: |
||||
1 – NOME |
2 – CÓDIGO |
3 – IDENTIFICAÇÃO |
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CUIDADOS DE ENFERMAGEM À CLIENTE HOSPITALIZADO II |
ENW361 |
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4 – Carga Horária por Período: |
5 – CRÉDITOS: |
6 – REQUISITOS: |
|||||
T: 45 P: 60 T + P: 105 |
5,0 |
ENW351 (P) ENW352 (P) ENW362 (C) |
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7 – CARACTERÍSTICAS DAS AULAS PRÁTICAS: |
|||||||
Discussão no grupo sobre programa de trabalho e situação de média complexidade. Instrução sobre prioridades de enfermagem. Demonstração de técnicas e procedimentos. Instrução sobre atividades de enfermagem em isolamento em unidades especiais. Instrução sobre orientação à pacientes e famílias. Orientação de reforço sobre equipe de trabalho. |
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8 – CURSOS PARA OS QUAIS É OFERECIDA: |
|||||||
ENFERMAGEM E OBSTETRÍCIA |
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9 – OBJETIVOS GERAIS DA DISCIPLINA: |
|||||||
Adquirir conhecimentos fundamentais para competência quanto ao processo de enfermagem tangível às situações de média complexidade. Discutir o plano de cuidados de enfermagem com base nos aspectos bio-psico-sócio-espirituais ou prioridades das situações dos clientes. Ganhar experiências para ajudar a pessoas e famílias face à hospitalização e às condições agudas ou crônicas de saúde. Reconhecer o direito dos clientes, crianças, jovens e adultos, adequada assistência de enfermagem. |
|||||||
10 – EMENTA: |
|||||||
Situação de média complexidade – clientes hospitalizados e suas famílias. A criança e a hospitalização. Cuidados de enfermagem nas situações de isolamento. Orientação e ajuda a família face aos problemas ligados a prognósticos mais sérios. Os registros e a evolução do cliente. A história dos hospitais – a origem dos hospitais brasileiros e as especialidades. |
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11 – BIBLIOGRAFIA: |
|||||||
MANSON, M. A. Enfermagem Médico-Cirúrgica. Rio de Janeiro: Interamericana, 1976. |
SR-1 |
FORMULÁRIO CEG-03 |
CENTRO: DE CIÊNCIAS DA SAÚDE |
Folha n0: |
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1 – NOME |
2 – CÓDIGO |
3 – IDENTIFICAÇÃO |
|||||
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ENFERMAGEM B |
ENWU08 |
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4 – Carga Horária por Período: |
5 – CRÉDITOS: |
6 – REQUISITOS: |
|||||
T: 00 P: 90 T + P: 90 |
2,0 |
ENWU06 (P) ENWU07 (P) ENWU09 (C) |
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7 – CARACTERÍSTICAS DAS AULAS PRÁTICAS: |
|||||||
Demonstrações, técnicas e procedimentos adequados às situações de média complexidade. Demonstração de cuidados em isolamento ou unidades especiais. Instrução de reforço, administração de medicamentos e preparo de soluções medicamentosas. Instrução sobre instrumental, equipamento e registros para o controle de clientes hospitalizados. |
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8 – CURSOS PARA OS QUAIS É OFERECIDA: |
|||||||
ENFERMAGEM E OBSTETRÍCIA |
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9 – OBJETIVOS GERAIS DA DISCIPLINA: |
|||||||
Adquirir conhecimentos para prestar cuidados nas situações de média complexidade envolvendo clientes hospitalizados. Ganhar experiência para a ajuda às pessoas e famílias frente aos problemas relacionados com a hospitalização – unidades de isolamento e tratamento especiais ou não. Desenvolver habilidades para o atendimento de clientes – crianças, jovens, adultos com condições agudas ou crônicas. Estabelecer relacionamento interpessoal produtivo com clientes (crianças, jovens e adultos) e equipe de trabalho. |
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10 – EMENTA: |
|||||||
Programa de trabalho face às situações de média complexidade. Relacionamento interpessoal, plano de cuidados para crianças, jovens, adultos – prioridades. Sistemática de resolução de problemas. Tratamentos especiais. Assistência pós-alta. Orientação aos clientes. Avaliação de cuidado. |
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11 – BIBLIOGRAFIA: |
|||||||
MANSON, M. A. Enfermagem Médico-Cirúrgica. Rio de Janeiro: Interamericana, 1976. |
SR-1 |
FORMULÁRIO CEG-03 |
CENTRO: DE CIÊNCIAS DA SAÚDE |
Folha n0: |
||||
1 – NOME |
2 – CÓDIGO |
3 – IDENTIFICAÇÃO |
|||||
DIAGNÓSTICO SIMPLIFICADO DE SAÚDE VIII |
ENWX08 |
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4 – Carga Horária por Período: |
5 – CRÉDITOS: |
6 – REQUISITOS: |
|||||
Variável, mínimo de 30 horas |
0,0 |
ENWX06 (P) ENWX07 (P) ENWX09 (C) |
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7 – CARACTERÍSTICAS DAS AULAS PRÁTICAS: |
|||||||
Discussão sobre dificuldades e problemas envolvendo o diagnóstico das situações de média complexidade. Orientação sobre dificuldades relacionadas com a metodologia científica e contribuições aos estudos e pesquisas. Instrução sobre pressupostos e formulação de hipóteses do trabalho científico. |
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8 – CURSOS PARA OS QUAIS É OFERECIDA: |
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ENFERMAGEM E OBSTETRÍCIA |
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9 – OBJETIVOS GERAIS DA DISCIPLINA: |
|||||||
Adquirir conhecimentos para aplicar a metodologia científica nos estudos ou pesquisas envolvendo situações de média complexidade. Desenvolver habilidades para a identificação e a análise de problemas ligados às condições de clientes agudos ou crônicos. Estabelecer pressupostos como base para a formulação de hipóteses do trabalho científico. Apresentar relatório com análise e sugestões para a melhoria dos cuidados de enfermagem. |
|||||||
10 – EMENTA: |
|||||||
Diagnóstico de saúde envolvendo situações de média complexidade. O paciente agudo ou crônico nos estudos ou investigações da área da saúde. Os pressupostos e as hipóteses de trabalho na perspectiva dos estudos e pesquisas de enfermagem. |
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11 – BIBLIOGRAFIA: |
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LAKATOS, Eva Maria & MARCONI, Marina Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 1985. |
SR-1 |
FORMULÁRIO CEG-03 |
CENTRO: DE CIÊNCIAS DA SAÚDE |
Folha n0: |
||||
1 – NOME |
2 – CÓDIGO |
3 – IDENTIFICAÇÃO |
|||||
CUIDADOS DE ENFERMAGEM A CLIENTES HOSPITALIZADOS III |
ENW362 |
||||||
4 – Carga Horária por Período: |
5 – CRÉDITOS: |
6 – REQUISITOS: |
|||||
T: 45 P: 60 T + P: 105 |
5,0 |
ENW352 (P) ENW351 (P) ENW361 (C) |
|||||
7 – CARACTERÍSTICAS DAS AULAS PRÁTICAS: |
|||||||
Instrução de reforço sobre programa de trabalho para clientes sob cuidados intensivos ou intermediários. Discussão em grupo sobre análise e diagnóstico de situações de maior complexidade. Demonstração de técnicas e procedimentos pertinentes ao cuidado do paciente crítico. Instrução sobre medidas de apoio à respiração e sobre cuidados na parada cardíaca. |
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8 – CURSOS PARA OS QUAIS É OFERECIDA: |
|||||||
ENFERMAGEM E OBSTETRÍCIA |
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9 – OBJETIVOS GERAIS DA DISCIPLINA: |
|||||||
Fazer diagnóstico de saúde dos clientes com base em conhecimentos aplicáveis às situações de maior complexidade. Ganhar experiência para as atividades junto a clientes sob cuidados intensivos ou intermediários. Desenvolver habilidades para ajudar clientes e famílias nas situações de vida e morte. Demonstrar atitude responsável frente aos fins e valores da Escola e da Universidade. |
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10 – EMENTA: |
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Situações de enfermagem de maior complexidade. Os clientes sob cuidados intensivos. Essencialidade de enfermagem para o paciente crítico. Solução de enfermagem. Cuidados intermediários. Situações vida-morte. Ajuda à família e orientação sobre problemas de reabilitação. A história dos hospitais, a origem dos hospitais brasileiros e especialidades. |
|||||||
11 – BIBLIOGRAFIA: |
|||||||
MOORHOUSE, Mary Francos; DOENGES, Marylin. Manual de Enfermagem Clínica. Rio de Janeiro: Revinter, 1994. |
|||||||
SR-1 |
FORMULÁRIO CEG-03 |
CENTRO: DE CIÊNCIAS DA SAÚDE |
Folha n0: |
||||
1 – NOME |
2 – CÓDIGO |
3 – IDENTIFICAÇÃO |
|||||
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ENFERMAGEM C |
ENWU09 |
||||||
4 – Carga Horária por Período: |
5 – CRÉDITOS: |
6 – REQUISITOS: |
|||||
T: 00 P: 90 T + P: 90 |
2,0 |
ENWU06 (P) ENWU07 (P) ENWU08 (C) |
|||||
7 – CARACTERÍSTICAS DAS AULAS PRÁTICAS: |
|||||||
Instrução sobre tipos de situações envolvendo o paciente crítico. Orientação de reforço sobre técnicas e procedimentos para o cuidado dos clientes. Demonstração sobre instrumental e equipamentos específicos. Instrução sobre atividades em Centro Cirúrgico e Unidades Especiais. Discussão em grupo sobre situações vida-morte. |
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8 – CURSOS PARA OS QUAIS É OFERECIDA: |
|||||||
ENFERMAGEM E OBSTETRÍCIA |
|||||||
9 – OBJETIVOS GERAIS DA DISCIPLINA: |
|||||||
Aplicar a metodologia científica na observação sistematizada dos clientes no controle das situações de maior complexidade. Identificar o direito da família de ser informada sobre a evolução do paciente crítico. Desenvolver habilidades para as tomadas de decisão relativas às intervenções de enfermagem e à ajuda aos pacientes e famílias. Ganhar experiência para as condutas indispensáveis as funções de enfermagem no contexto das equipes de trabalho. |
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10 – EMENTA: |
|||||||
Programa de trabalho face às situações de maior complexidade. Atividades nas unidades – cuidados intensivos e intermediários. Tratamentos especiais. O Centro Cirúrgico – implicações relativas a estágios. Manejo de instrumental de apoio ao cuidado ao cliente e de equipamentos específicos. |
|||||||
11 – BIBLIOGRAFIA: |
|||||||
MOORHOUSE, M. F. & DOENGES, M. Manual de Enfermagem Clínica. Rio de Janeiro: Ruinter, 1994. |
SR-1 |
FORMULÁRIO CEG-03 |
CENTRO: DE CIÊNCIAS DA SAÚDE |
Folha n0: |
||||
1 – NOME |
2 – CÓDIGO |
3 – IDENTIFICAÇÃO |
|||||
DIAGNÓSTICO SIMPLIFICADO DE SAÚDE IX |
ENWX09 |
||||||
4 – Carga Horária por Período: |
5 – CRÉDITOS: |
6 – REQUISITOS: |
|||||
Variável, mínimo de 30 horas |
0,0 |
ENWX06 (P) ENWX07 (P) ENWX08 (C) |
|||||
7 – CARACTERÍSTICAS DAS AULAS PRÁTICAS: |
|||||||
Discussão em grupo sobre situações de maior complexidade com base no diagnóstico de saúde da clientela assistida. Instrução de reforço para a identificação ou a classificação de problemas identificados. Orientação sobre aspectos significativos que interessam à diagnose de enfermagem. Instrução sobre a eficácia com medida do cuidado e como resultado dos estudos de enfermagem. |
|||||||
8 – CURSOS PARA OS QUAIS É OFERECIDA: |
|||||||
ENFERMAGEM E OBSTETRÍCIA |
|||||||
9 – OBJETIVOS GERAIS DA DISCIPLINA: |
|||||||
Adquirir conhecimentos para a identificação de problemas emergentes das situações práticas e relevante para os estudos de enfermagem. Desenvolver habilidades para a análise de situações de enfermagem de maior complexidade. Contribuir com estudos que demonstram a participação relevante do estudante de enfermagem no cuidado do paciente crítico. |
|||||||
10 – EMENTA: |
|||||||
Diagnóstico de saúde e análise de situações de maior complexidade. O cuidado do paciente crítico no Centro de Estudos de Enfermagem. A eficácia como medida dos cuidados de enfermagem. contribuição do estudante no estudos envolvendo situações a clientes assistidos. |
|||||||
11 – BIBLIOGRAFIA: |
|||||||
LAKATOS, Ana Maria & MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 1985. |
SR-1 |
FORMULÁRIO CEG-03 |
CENTRO: DE CIÊNCIAS DA SAÚDE |
Folha n0: |
||||
1 – NOME |
2 – CÓDIGO |
3 – IDENTIFICAÇÃO |
|||||
ÉTICA PROFISSIONAL |
ENE214 |
||||||
4 – Carga Horária por Período: |
5 – CRÉDITOS: |
6 – REQUISITOS: |
|||||
T: 15 P: 00 T + P: 15 |
1,0 |
||||||
7 – CARACTERÍSTICAS DAS AULAS PRÁTICAS: |
|||||||
Estudo dirigido, exposição dialogada, dramatização, seminário, análise e reflexão sobre filmes com problemas éticos. |
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8 – CURSOS PARA OS QUAIS É OFERECIDA: |
|||||||
ENFERMAGEM E OBSTETRÍCIA |
|||||||
9 – OBJETIVOS GERAIS DA DISCIPLINA: |
|||||||
Oferecer aos estudantes a oportunidade de discutir os fundamentos éticos que subsidiam a prática profissional. |
|||||||
10 – EMENTA: |
|||||||
Introdução ao estudo da ética: enfoque, objeto, o campo da conceituação; a ética e sua relação com outras ciências. Ética profissional. Valores. Responsabilidades. Os direitos do cliente. Instâncias sociais e o problema ético. Bioética. Método de análise de um problema ético. |
|||||||
11 – BIBLIOGRAFIA: |
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BARCHINFONTAINE, C. de P. Bioética e Saúde. São Paulo: SPB São Camilo, 1987. |