SR-1 |
FORMULÁRIO CEG-03 |
CENTRO: DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS |
Folha n0: |
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1 – NOME |
2 – CÓDIGO |
3 – IDENTIFICAÇÃO |
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INTRODUÇÃO À FILOSOFIA |
FCF472 |
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4 – Carga Horária por Período: |
5 – CRÉDITOS: |
6 – REQUISITOS: |
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T: 60 P: 00 T + P: 60 |
4,0 |
FCA218 (P) |
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7 – CARACTERÍSTICAS DAS AULAS PRÁTICAS: |
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8 – CURSOS PARA OS QUAIS É OFERECIDA: |
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ENFERMAGEM E OBSTETRÍCIA |
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9 – OBJETIVOS GERAIS DA DISCIPLINA: |
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10 – EMENTA: |
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Aborda aspectos filosóficos gerais e específicos do desenvolvimento da profissão em um contexto histórico; oferecer ao discente fundamentação básica para a sua formação profissional, garantindo-se uma base técnico-filosófica-política indispensável ao exercício da enfermagem. |
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11 – BIBLIOGRAFIA: |
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SR-1 |
FORMULÁRIO CEG-03 |
CENTRO: DE CIÊNCIAS DA SAÚDE |
Folha n0: |
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1 – NOME |
2 – CÓDIGO |
3 – IDENTIFICAÇÃO |
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EXERCÍCIO DA ENFERMAGEM |
ENM443 |
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4 – Carga Horária por Período: |
5 – CRÉDITOS: |
6 – REQUISITOS: |
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T: 15 P: 00 T + P: 15 |
1,0 |
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7 – CARACTERÍSTICAS DAS AULAS PRÁTICAS: |
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Aulas expositivas, estudo individualizado na biblioteca, preparo para debates e seminários. Visitas COREn. |
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8 – CURSOS PARA OS QUAIS É OFERECIDA: |
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ENFERMAGEM E OBSTETRÍCIA |
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9 – OBJETIVOS GERAIS DA DISCIPLINA: |
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Progredir no autoconhecimento e na compreensão do ser humano. Adquirir segurança ética nas situações da vida profissional. Discutir a evolução do exercício profissional no Brasil. |
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10 – EMENTA: |
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Estudo crítico da formação de valores e atitudes éticos e a influência no ensino, na prática e na pesquisa de enfermagem. questões que dizem respeito ao homem e seus direitos à saúde, sua família, aborto e planejamento familiar. Evolução do exercício profissional no Brasil. |
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11 – BIBLIOGRAFIA: |
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COFEn/ABEn. Força de Trabalho em Enfermagem. V. I e II, Rio de Janeiro, 1986. |
SR-1 |
FORMULÁRIO CEG-03 |
CENTRO: DE CIÊNCIAS DA SAÚDE |
Folha n0: |
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1 – NOME |
2 – CÓDIGO |
3 – IDENTIFICAÇÃO |
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CUIDADOS DE ENFERMAGEM A PESSOAS EM PROCESSO DE REABILITAÇÃO I |
ENW471 |
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4 – Carga Horária por Período: |
5 – CRÉDITOS: |
6 – REQUISITOS: |
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T: 45 P: 60 T + P: 105 |
5,0 |
ENW361 (P) ENW362 (P) ENW472 (C) |
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7 – CARACTERÍSTICAS DAS AULAS PRÁTICAS: |
|||||||
Discussão sobre diagnóstico de saúde da clientela assistida. Instrução sobre instituições totais. Orientação sobre análise de dificuldades encontradas. Instrução sobre condutas, procedimentos e alternativas apropriadas às situações de crise. Instrução sobre manejo de grupos e dinâmica do relacionamento humano. |
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8 – CURSOS PARA OS QUAIS É OFERECIDA: |
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ENFERMAGEM E OBSTETRÍCIA |
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9 – OBJETIVOS GERAIS DA DISCIPLINA: |
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Discutir a situação da enfermagem face à reabilitação psicosocial. Analisar a problemática das pessoas e famílias nas situações que envolvem desajustamentos e conflitos psicossociais. Descrever as instituições totais correlacionando suas implicações na vida individual e coletiva. Manifestar condutas coerentes com a necessidade de participação nos esforços que visam à supressão da marginalidade social. |
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10 – EMENTA: |
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Enfermagem e reabilitação. Instituições totais. A pessoa ajustada e desajustada socialmente. O homem em crise – diagnóstico de situações. Problemas de integração psicosocial. Direitos e deveres do cidadão. Estigma social. Intervenções de enfermagem. Avaliação da ajuda aos clientes. |
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11 – BIBLIOGRAFIA: |
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BENJAMIN, A. Entrevista de ajuda. |
SR-1 |
FORMULÁRIO CEG-03 |
CENTRO: DE CIÊNCIAS DA SAÚDE |
Folha n0: |
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1 – NOME |
2 – CÓDIGO |
3 – IDENTIFICAÇÃO |
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ENFERMAGEM D |
ENWU10 |
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4 – Carga Horária por Período: |
5 – CRÉDITOS: |
6 – REQUISITOS: |
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T: 00 P: 90 T + P: 90 |
2,0 |
ENWU08 (P) ENWU09 (P) ENWU11 (C) |
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7 – CARACTERÍSTICAS DAS AULAS PRÁTICAS: |
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Discussão sobre situações de crise. Instrução sobre equipe de trabalho multidisciplinar. Instrução de reforço sobre consulta de enfermagem em instituições fechadas e em domicílios. Demonstração sobre atividades de enfermagem na visita domiciliar. Orientação sobre práticas educativas. Instrução de reforço sobre procedimentos técnicos utilizados. |
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8 – CURSOS PARA OS QUAIS É OFERECIDA: |
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ENFERMAGEM E OBSTETRÍCIA |
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9 – OBJETIVOS GERAIS DA DISCIPLINA: |
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Reconhecer o direito à saúde dos clientes face às dificuldades de integração psicosocial. Adquirir experiência para o empenho em favor dos direitos inalienáveis do ser humano. Desenvolver habilidade compatível com o trabalho de reintegração social. Prestar cuidados de enfermagem nas instituições e domicílios de acordo com os termos do processo de enfermagem. |
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10 – EMENTA: |
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Situações humanas com dificuldades de integração psicosocial. Programa de trabalho – a visão comunitária. Equipe multidisciplinar. Relações interpessoais. Dilemas profissionais – aspectos éticos e legais. Atividades e prescrições de enfermagem. Ajuda a pessoas e famílias. Avaliação. |
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11 – BIBLIOGRAFIA: |
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GOFFMAN, E. manicômios, prisões e conventos. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. |
SR-1 |
FORMULÁRIO CEG-03 |
CENTRO: DE CIÊNCIAS DA SAÚDE |
Folha n0: |
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1 – NOME |
2 – CÓDIGO |
3 – IDENTIFICAÇÃO |
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DIAGNÓSTICO SIMPLIFICADO DE SAÚDE X |
ENWX10 |
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4 – Carga Horária por Período: |
5 – CRÉDITOS: |
6 – REQUISITOS: |
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Variável, mínimo de 30 horas |
0,0 |
ENWX08 (P) ENWX09 (P) ENWX11 (C) |
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7 – CARACTERÍSTICAS DAS AULAS PRÁTICAS: |
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Discussão sobre situações práticas encontradas nas instituições fechadas. Instrução sobre relevância e significância. Discussão sobre objetivos e hipóteses do trabalho científico. Instrução sobre variáveis intercorrentes nas situações da clientela. Orientação de reforço sobre medidas e critérios da metodologia científica. |
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8 – CURSOS PARA OS QUAIS É OFERECIDA: |
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ENFERMAGEM E OBSTETRÍCIA |
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9 – OBJETIVOS GERAIS DA DISCIPLINA: |
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Valorizar as justificativas do trabalho de enfermagem com base nos resultados de estudos ou pesquisas. Identificar os problemas que carece de estudo específico para a resolução de dificuldades das situações práticas. Discutir as variáveis intercorrentes nas situações de pessoas em famílias em crise. Desenvolver a metodologia científica no estudo de questões pertinentes às situações humanas marginalizadas. |
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10 – EMENTA: |
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Diagnóstico de situações práticas relacionadas com a clientela. Variáveis ligadas à dificuldade de integração psicosocial. Hipóteses. Medidas e critérios. Amostra significativa. Discussão de dados. Neutralidade científica. Relatório e sugestões. |
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11 – BIBLIOGRAFIA: |
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EPSTEIN, Charlotte. Interação efetiva na enfermagem. São Paulo: EPU, 1979. |
SR-1 |
FORMULÁRIO CEG-03 |
CENTRO: DE CIÊNCIAS DA SAÚDE |
Folha n0: |
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1 – NOME |
2 – CÓDIGO |
3 – IDENTIFICAÇÃO |
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CUIDADOS DE ENFERMAGEM A PESSOAS EM PROCESSO DE REABILITAÇÃO II |
ENW472 |
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4 – Carga Horária por Período: |
5 – CRÉDITOS: |
6 – REQUISITOS: |
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T: 45 P: 60 T + P: 105 |
5,0 |
ENW361 (P) ENW362 (P) ENW471 (C) |
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7 – CARACTERÍSTICAS DAS AULAS PRÁTICAS: |
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Discussão sobre diagnóstico de saúde da clientela assistida. Instrução sobre instituições especializadas. Orientação sobre análise dos aspectos críticos encontrados. Instrução sobre condutas, procedimentos e alternativas passíveis. Instrução sobre relações interpessoais. |
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8 – CURSOS PARA OS QUAIS É OFERECIDA: |
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ENFERMAGEM E OBSTETRÍCIA |
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9 – OBJETIVOS GERAIS DA DISCIPLINA: |
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Discutir a situação de enfermagem face à educação especial. Analisar a problemática de família face às dificuldades do excepcional. Ganhar experiência no trato com clientes excepcionais para efetiva participação nas equipes de reabilitação. Reconhecer os direitos do excepcional à adequada assistência de enfermagem. |
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10 – EMENTA: |
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Enfermagem e educação especial. Instituições especializadas. A pessoa excepcional – diagnóstico de saúde. Direitos do excepcional na sociedade moderna. Estigma, desvio e divergência. Cuidados primários – intervenções de enfermagem. Ajuda à família para o autocuidado. Avaliação. A história da enfermagem na assistência às pessoas com dificuldades de integração física, mental e social. |
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11 – BIBLIOGRAFIA: |
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BRUNNER/SUDDARTH. Moderna Prática de Enfermagem. 3a edição. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1986. |
SR-1 |
FORMULÁRIO CEG-03 |
CENTRO: DE CIÊNCIAS DA SAÚDE |
Folha n0: |
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1 – NOME |
2 – CÓDIGO |
3 – IDENTIFICAÇÃO |
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ENFERMAGEM E |
ENWU11 |
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4 – Carga Horária por Período: |
5 – CRÉDITOS: |
6 – REQUISITOS: |
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T: 00 P: 90 T + P: 90 |
2,0 |
ENWU08 (P) ENWU09 (P) ENWU10 (C) |
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7 – CARACTERÍSTICAS DAS AULAS PRÁTICAS: |
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Discussão sobre situações humanas nas instituições especializadas. Discussão para negociar o programa de trabalho com os clientes. Instrução sobre condutas e procedimentos de enfermagem. análise em grupos das medidas apropriadas e das alternativas possíveis. Avaliação de cuidados e da ajuda prestada. |
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8 – CURSOS PARA OS QUAIS É OFERECIDA: |
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ENFERMAGEM E OBSTETRÍCIA |
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9 – OBJETIVOS GERAIS DA DISCIPLINA: |
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Reconhecer o direito à saúde dos clientes face às dificuldades de integração psico-biológica. Adquirir experiência para o empenho em favor dos direitos da pessoa excepcional e de sua família. Desenvolver habilidades para a participação efetiva no trabalho multidisciplinar. Prestar cuidados de enfermagem e ajuda à clientela e famílias. |
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10 – EMENTA: |
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Situações humanas envolvendo clientes com dificuldades de integração psico-biológica. Programa de trabalho. Cuidados primários e educação especial – a visão do enfermeiro. Procedimentos de enfermagem. palestras educativas para o autocuidado. Orientação e ajuda à família. |
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11 – BIBLIOGRAFIA: |
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ARCHERS e cols. Enfermeria de la comunidad. OPS/OMS. |
SR-1 |
FORMULÁRIO CEG-03 |
CENTRO: DE CIÊNCIAS DA SAÚDE |
Folha n0: |
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1 – NOME |
2 – CÓDIGO |
3 – IDENTIFICAÇÃO |
|||||
DIAGNÓSTICO SIMPLIFICADO DE SAÚDE XI |
ENWX11 |
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4 – Carga Horária por Período: |
5 – CRÉDITOS: |
6 – REQUISITOS: |
|||||
Variável, mínimo de 30 horas |
0,0 |
ENWX08 (P) ENWX09 (P) ENWX10 (C) |
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7 – CARACTERÍSTICAS DAS AULAS PRÁTICAS: |
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Discussão sobre definição de problema e formulação de objetivos do trabalho científico. Orientação sobre terminologia e instrumentos utilizados. Apreciação crítica das hipóteses formuladas e critérios preferidos. Discussão em grupo sobre resultados e objetivos atingidos. |
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8 – CURSOS PARA OS QUAIS É OFERECIDA: |
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ENFERMAGEM E OBSTETRÍCIA |
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9 – OBJETIVOS GERAIS DA DISCIPLINA: |
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Discutir a relevância dos problemas identificados no diagnóstico das situações práticas relacionadas com a clientela. Aplicar a metodologia científica no estudo de questões relacionadas com a saúde de pessoas com dificuldades de integração psico-biológica. Demonstrar habilidade na elaboração de objetivos ou na formulação de hipóteses do trabalho científico. Interpretar os resultados do estudo ou de investigação com base nos pressupostos do referencial teórico. |
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10 – EMENTA: |
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Diagnóstico de situações práticas relacionadas com a clientela. Problemas e dificuldades de integração psico-biológicas. Estudos descritivos. Referencial e sugestões com base nos resultados. |
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11 – BIBLIOGRAFIA: |
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AXLINE. Riba em busca de si mesmo. |