O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Breve histórico institucional da Escola de Enfermagem Anna Nery
 

A Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), surgiu no contexto do movimento sanitarista brasileiro do início do século XX. Foi criada pelo Decreto n0 16.300, de 31 de dezembro de 1923, com o nome de “Escola de Enfermeiras do Departamento Nacional de Saúde”. Mais tarde foi denominada “Escola de Enfermeiras D. Anna Nery” pelo Decreto n0 17.268, de 31 de março de 1926.

A EEAN foi criada por iniciativa do eminente sanitarista e cientista brasileiro Prof. Carlos Chagas, e também pelos esforços empreendidos por enfermeiras norte-americanas, que integraram a Missão Técnica de Cooperação para o Desenvolvimento da Enfermagem no Brasil, chefiadas pela Sra. Ethel O. Parson, que chegou ao Rio de Janeiro em 02 de setembro de 1921.

A Missão Técnica foi patrocinada pela Fundação Rockefeller e teve a incumbência essencial de implantar, no Brasil, o Serviço de Enfermeiras do Departamento Nacional de Saúde Pública, do Ministério da Justiça e Negócios Interiores, sendo diretor geral deste Departamento o Prof. Carlos Chagas.

Desde logo, foi recomendada a criação de uma Escola de Enfermeiras (Decreto nº 15, 799/22). O primeiro currículo foi implantado em 1923, para consolidar o efetivo funcionamento da Escola (Decreto nº 26. 300). Na ocasião era diretora a Sra. Clara Luise Kieninger.

A EEAN foi a responsável pela implantação da carreira de Enfermagem, inspirado no modelo inglês (Sistema Nightingale) e norte-americano, para o ensino e prática da Enfermagem Moderna em nível nacional.

A Escola integrou-se como instituição de educação complementar ao Sistema Universitário (Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro) por meio da Lei n0 452, de 05 de julho de 1937, sendo diretora a enfermeira norte-americana Bertha Lucille Pullen.

Em 17 de dezembro de 1945, a Escola foi elevada à categoria de Unidade de Ensino Superior desta Universidade, sendo diretora a Sra. Laís Netto dos Reys (primeira diretora formada pela EEAN).

Mais tarde passou a integrar o Centro de Ciências da Saúde da Universidade, de acordo com o Plano de Reestruturação aprovado pelo Decreto n0 60.455-A, de 13 de março de 1967. Em fevereiro de 2018 completou 95 anos de existência à serviço da vida e saúde humana.

A EEAN foi pioneira na implantação de Programas de Enfermagem em nível de Pós-Graduação Lato Sensu na década de 1940; e  Stricto Sensu (Mestrado) em 1972. A Escola criou o Curso de Doutorado em 1989, sendo este o 30 do país.

Em todos esses anos de existência a EEAN vem registrando um papel histórico-social de vanguarda, expansão e desenvolvimento da Enfermagem brasileira, destacando-se na criação da Associação Brasileira de Enfermeiras Diplomadas (ABED) em 1926, atual Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), na criação de novas escolas de Enfermagem, na organização de hospitais e centros de saúde, na formação e qualificação de enfermeiros especialistas, mestres, doutores e pós-doutores de todas as regiões do Brasil e na perspectiva de cooperações técnicas e científico-culturais com países das Américas, África e Europa.

 

Vinculação

 

A EEAN/UFRJ está vinculada à Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ministério da Educação). E, desde 1967, à Associacíon Latino Americana de Escuelas y Facultades de Enfermería, de La Unión de Universidades de América Latina (ALADEFE/UDUAL).

A Escola também é vinculada à Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn Nacional) e integra o Fórum de Escolas de Enfermagem do Rio de Janeiro (ABEn-RJ).

 

Nossa Missão

 

Trata-se de uma instituição de Ensino, Pesquisa e Extensão, que tem por finalidades: gerar, transmitir e disseminar conhecimento em padrões elevados de qualidade e equidade; formar e aperfeiçoar profissionais de Enfermagem em níveis de Graduação e Pós-graduação; promover a formação humanística do cidadão com capacidade crítica frente à sociedade e ao Estado; promover o desenvolvimento técnico, científico, econômico, social, artístico e cultural; estimular o conhecimento e a busca de soluções de problemas do mundo contemporâneo, regionais, nacionais e internacionais; desenvolver a pesquisa científica; promover a Extensão; e divulgar conhecimentos à comunidade.

A Escola respeita os princípios de: indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão; integração permanente com a sociedade, com o mundo do trabalho e com os demais níveis e graus de ensino; igualdade de condições para o acesso e permanência discente na Instituição; liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte, a cultura e o saber; pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas; garantia de qualidade acadêmica; gestão democrática e colegiada; eficiência, probidade e racionalização na gestão de recursos; e, valorização profissional dos docentes e técnicos-administrativos.

 

Instalações

 

A Escola está localizada em dois espaços físicos: no Campus da Cidade Nova (como unidade isolada da UFRJ), no Pavilhão de Aulas (P.A.), uma patrimônio arquitetônico da Saúde Pública no país; e no Campus da Cidade Universitária, Ilha do Fundão, no Centro de Ciências da Saúde – CCS, Bloco K, Salas 42 e 43. No CCS funciona a Coordenação de Ensino de Graduação e Corpo Discente, bem como se desenvolvem as aulas para a maioria dos alunos do referido Curso.

Localização

R. Afonso Cavalcanti, 275 - Cidade Nova, Rio de Janeiro - RJ, 21211-110

Horário de funcionamento: 08:00 - 17:00 h

UFRJ EEAN - Escola de Enfermagem Anna Nery
Desenvolvido por: TIC/UFRJ