O Centro de Documentação (CEDOC) busca manter resguardado o acervo histórico da EEAN. Esse movimento aconteceu por iniciativa das professoras Anna Jaguaribe da Silva Nava, Maria Madalena Werneck e Cecília Pecego Coelho. Em 1972, com a implantação da Pós-Graduação Strito Sensu, a demanda de consulta aos documentos tornou-se mais intensa, o que levou as professoras Vilma de Carvalho e Cecília Pecego Coelho ao desenvolvimento de um Projeto de Pesquisa intitulado “O Quadro Documental da Escola de Enfermagem Anna Nery – 70 anos de evolução histórica (1922 a 1992” (SID/UFRJ e CNPq).

No dia 8 de dezembro de 1993, por ocasião das comemorações dos 70 anos da EEAN, foi criado Núcleo de Pesquisa de História da Enfermagem Brasileira (NUPHEBRAS), no Departamento de Enfermagem Fundamental, e inaugurado o CEDOC, que ficou vinculado à Coordenação Geral dos Cursos de Pós-Graduação e Pesquisa da EEAN, sendo então coordenadora a Profª Draª Maria Antonieta Rubio Tyrrell.

Nesta mesma ocasião foi assinado um convênio com a UFRJ pela presidente da Associação Brasileira de Enfermagem, Maria Auxiliadora Córdoba Christófaro, no sentido de estabelecer intercâmbio científico-cultural com a EEAN, fortalecendo o desenvolvimento de Projeto de Pesquisa proposto pela Profª Draª Ieda de Alencar Barreira, e coordenado pela Profª Drª Terezinha Teixeira Vieira, então professora visitante da EEAN/UFRJ. O Projeto intitulava-se “Nexos históricos da Escola de Enfermagem Anna Nery  /ABEn: criação de um Fundo (1925-1975)”.

Em 12 de dezembro de 2003 foi aprovada na Congregação da EEAN/UFRJ a proposta do NUPHEBRAS subordinando o CEDOC à Direção da EEAN/UFRJ.

O CEDOC possui um precioso patrimônio documental que descreve a trajetória da Escola como instituição, desde 1922.

O acervo está organizado em 135 metros lineares de documentos textuais, 3.426 fotografias, 26 fitas de VHS, 6 DVDs e 398 Títulos (livros, revistas e anais).

Integram ainda o acervo histórico do CEDOC: 289 entrevistas de História Oral, onde o objetivo é recuperar a memória dos principais movimentos da Enfermagem Contemporânea no cenário nacional.